TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Sociologia

Por:   •  14/12/2021  •  Artigo  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

BACHARELADO/LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA – PROF. DR. AMARO BRAGA

        

DISCENTE: Marcos Sullivan Lima dos Santos

Questões:

  1. O que precisamos saber sobre a Cultura e seu impacto no comportamento humano?

r. O conceito de Cultura é muito amplo e por sua vez muito diverso. Minha resposta está baseada fundamentalmente no texto elencado pelo Professor no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) do sociólogo estadunidense Anthony Giddens, disponibilizado para a leitura.

Conforme as ideias centrais do capítulo, o conceito de cultura é um dos temas mais estudados pela Sociologia. Pode-se definir como cultura as diversas formas de vida dos membros de uma determinada sociedade, a maneira como se comportam, se vestem, os seus mais diversos costumes, etc. Vale ressaltar que nenhuma cultura existe sem sociedade, assim como a sociedade não existiria sem uma determinada cultura ou valores culturais, diante de tal afirmação podemos afirmar que Cultura e Sociedade não podem ser dissociadas, uma vez que elas estão intimamente unidas.

Alinhados ao conceito de Cultura, pode-se citar os conceitos de valores culturais e normas culturais. Toda cultura, sociedade possuem valores e normas, e são eles quem nos moldam de forma conjunta a maneira de como nos comportamos em uma determinada cultura. Vale mencionar que tanto os valores quanto as normas culturais variam através da própria cultura, eles podem ser mesmo diante da mesma cultura, sociedade contraditórios, e também tanto um quanto o outro mudam frequentemente ao longo do tempo.

A Cultura tem um papel importante em perpetuar os valores e as normas de uma sociedade, ou seja, é admissível que a Cultura exerce um papel importante no que se refere o seu impacto no comportamento humano. Como mencionado acima na definição do termo Cultura, a mesma exerce uma certa influência na maneira de que como nos comportamos em sociedade, nos vestimos, até mesmo na nossa culinária, manifestações religiosas, etc. Como Giddens afirma, que sem Cultura não seriamos sequer “humanos”.

Pode-se afirmar que a Cultura tem sim um impacto muito grande no nosso comportamento, somos constantemente influenciados pelas normas e valores culturais de uma determinada sociedade/cultura. Ressalto que até a forma de nos relacionarmos com o outro é influenciado pelos valores que carregamos de determinada cultura isto inclui, as crenças, religião, time que você torce, a maneira que nos vestimos, grupos sociais nos quais estamos inseridos, escolha de profissão, etc.

Para concluir, cultura e sociedade estão fundamentadas em valores e normas sociais, e todos nós somos influenciados por estes valores que não herdamos, biologicamente falando, mas ao conviver em determinada sociedade vamos assimilando e perpetuando-os.

  1. Como funciona o Processo de Socialização sobre o ser humano?

r. Consoante a questão de número 01, o termo Socialização está intrínseco ao conceito de Cultura. Levando em consideração que Cultura é as mais diversas formas de vida dos membros de uma determinada sociedade, a forma como se vestem, como se organizam, etc, Socialização é a transmissão desta maneira e forma de se organizar, de se vestir, etc. Ou seja, é maneira de como aprendemos as diversas formas de viver em Sociedade.

Como já se diz no enunciado da questão, toda e todo tipo de socialização faz parte de um processo. Pesquisando sobre a palavra processo na ferramenta de pesquisa Google encontramos que significa: ação continuada, realização contínua e prolongada de alguma atividade; etc. Fazendo uma conexão com o significado, pode-se afirmar que a Socialização acontece desde a infância e continua até o final da vida, ou seja, o nosso comportamento ao longo de nossa vida é modelado pelas interações sociais que fizemos com o meio no qual estamos inseridos, na família, na escola, no trabalho, igreja, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (284.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com