TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Sociologia

Por:   •  2/11/2015  •  Ensaio  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

Desafios da Sociedade Capitalista

Após o desafio ao qual nos foi atribuído, parei para pensar no cotidiano, nos atos que praticamos sem nem mesmo perceber, hábitos adquiridos, gestos que prosperam se concluem por si mesmos e em face dos quais muitas vezes tomamos decisões fora de nossa plena consciência. Acredito que estamos enterrados no cotidiano e não estamos percebendo o quanto estamos sendo influenciados de inúmeras formas pelo Estado Moderno que nasceu da necessidade histórica de ampliação e reprodução do capital.

A partir da Revolução Industrial que se iniciou na Inglaterra no início do século XVIII e fortaleceu o Sistema Capitalista, com a alienação da mão de obra, os empresários aumentaram sua margem de lucro, com a rapidez na produção e produção em massa. O aumento dos lucros obtidos pelos patrões incentivaram o surgimento das instituições financeiras e a evolução do sistema bancário. Já na segunda revolução industrial, com a utilização de combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor, a indústria automobilística, entre outros começaram a surgir grandes corporações.

No último século ocorreu a diversificação das unidades produtivas e sua especialização. Além do desenvolvimento acelerado dos meios de informação e comunicação e da tecnologia, que permite o comercio e outras transações bancárias de forma virtual. A globalização que se desenvolveu com o capitalismo, não tem apenas características econômicas, mas intervém também nas relações sociais, sendo assim, através da internet, é possível conectar-se com outro indivíduo do outro lado do mundo em tempo real. O processo de globalização proporcionou inúmeras mudanças no mundo do consumo utilizando estratégias que reorganizaram as formas de acesso a uma diversidade crescente de produtos através das redes sociais, expansão do crédito, entre outras ações que unem forças específicas de mercado.

Vejo a globalização como benefício, pois ao mesmo tempo em que faz nossas empresas pensarem em melhorar a qualidade de seus produtos, abre as portas para produtos importados, aos quais há alguns anos atrás não tínhamos acesso.  Sem falar do aumento da concorrência que na maioria das vezes torna mais acessível o valor de alguns produtos, isso é bom para o consumidor. Graças à globalização, podemos nos comunicar com pessoas do outro lado do mundo como se estivéssemos falando com nosso vizinho. As informações sobre o mundo chegam até nós rapidamente.

A tecnologia esta cada vez mais presente em nosso cotidiano. Nossas necessidades vêm se modificando diariamente, outrora nem imaginávamos que nos tornaríamos reféns da tecnologia. Atualmente até mesmo em lugares muito pobres e sem desenvolvimento as redes sociais estão ao alcance das pessoas fazendo com que elas evoluam e tenham novas experiências.

O comportamento das pessoas, no que diz respeito a estilo de vida e necessidades, se modifica juntamente com as modificações e transformações dos produtos disponíveis no mercado. Entretanto, o mercado passa a demandar estes novos formatos como algo essencial para a vida dos indivíduos que compõem a sociedade contemporânea.

A partir da Revolução Industrial, a relação de consumo, indivíduo e sociedade vem se modificando. Para se sentir parte da sociedade, o indivíduo precisa consumir cada vez mais os produtos que lhe são oferecidos pela mídia e pela publicidade, que o incentivam a consumir para que se sinta feliz ao adquirir determinado produto e/ou status.

Há algumas décadas as indústrias vêm trabalhando com o conceito de “obsolescência programada” na linha de produção, o que reduz a vida útil dos produtos para que o consumidor tenha de trocá-lo com mais frequência, e consumir cada vez mais. A vida útil dos produtos diminui diariamente. Este modo de produção e de consumo mudou a relação do indivíduo com o produto, gerando inúmeras consequências ambientais. Esse consumismo exacerbado já é uma preocupação mundial. Diante deste contexto, acredito que temos a função de resistência ao consumismo desenfreado, pois a partir do momento em que tomamos consciência do mal que o consumismo desenfreado vem causando ao nosso planeta, temos a obrigação de mudar de atitude e agir com consciência ecológica dentro da atual sociedade em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com