TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Sociologia: Indústria Cultural

Por:   •  28/8/2016  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  1.098 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Módulo 16 de Sociologia

Indústria Cultural

Segundo Theodor Adorno, um ensaio é a melhor maneira para fazer o pensamento fluir. Seu trabalho foi um estudo completo sobre a “Indústria Cultural”.  

A Indústria Cultural é a exploração da “cultura” e seus produtos subsequentes, como fins lucrativos. Ou seja, a cultura se torna apenas mais um produto a ser vendido no sistema capitalista.

A principal ferramenta desta indústria é, sem dúvida, a publicidade, cuja função é fazer com que o consumidor compre o que ele não precisa, com o dinheiro que ele não tem. O consumidor se torna outro objeto desse sistema.

Nos dias atuais, pode-se perceber que os produtos estão cada vez mais parecidos, porém com uma grande diferença nos preços. Isso cria uma aparente concorrência, e faz o consumidor pensar que há uma possibilidade de escolhas, o que não ocorre de fato. Um grande exemplo a ser citado está na indústria cinematográfica: nos trailers de filmes, é muito comum aparecer “Do mesmo diretor de...”, é como se dissessem “É igual ao anterior, venha que você não precisa pensar.”

A publicidade condiciona o indivíduo a consumir o seu produto. Utilizando uma forma de alienação para conseguir seu objetivo final, que é exclusivamente o lucro.

Nota-se também uma fusão entre cultura e diversão, agredindo a primeira e supervalorizando a segunda. A cultura industrializada promove a tolerância da vida desumana que cada qual vive, e banaliza a vida “real”.

O homem acaba sendo dominado pela Indústria Cultural, faltando a ele o desejo de dominação, ou seja, ele perde sua autonomia, sem se dar conta disso, pois o mesmo pensa que está consumindo um produto por livre escolha, quando, na verdade, não está.

A Indústria Cultural é dos fatores que permitiram a Globalização. Extrapolando assim todos os limites. E criando uma generalização de todos os produtos e bens culturais. Aquela, aliada aos meios eletrônicos, subjuga, cada vez mais, o homem à ciência e à técnica, falsificando a sua relação com a natureza e com os outros indivíduos e impedindo-o de pensar por si próprio.

A solução para este problema estaria na educação, desde que, essa implicasse sempre a autorreflexão, fazendo com que o indivíduo enxergasse as coisas como elas realmente são, produzindo um esclarecimento, que é fundamental, da sociedade.  

 

Trabalho

De

Sociologia

Professora: Paula

Aluno: Rodolfo Antonio

2º Ano

2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (239.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com