TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de sociologia

Por:   •  23/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  2.842 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Sociologia

Escolha uma instituição de mudança social e responda as questões a seguir:

                                       Tema: Ditadura Militar Brasileira

1) O que muda? A sociedade como um todo, alguns aspectos dela, apenas algumas instituições?

Com a ditadura militar iniciada, toda a sociedade brasileira como um todo passa por um grande processo de mudança, em todos os sentidos, pois temos o começo de um regime autoritário, que mudaria todo o cotidiano da população daquela época. Os principais atingidos por essa nova filosofia de se governar, são eles: a população considerada da classe “C” como os operários, os artistas em geral, escritores, cantores, compositores, poetas, pintores e também membros da impressa. Nisso todos esses setores da sociedade são praticamente obrigados a se enquadrarem de acordo com as novas regras ou poderiam sofrer as consequencias de uma possível desobediência do governo.

 

2) Como alguma coisa muda? De forma violenta e radical, ou lentamente, por pequenas sucessivas, ou pequenas alterações e saltos qualitativos mais amplos?

Na ditadura, tivemos então uma forma de mudança violenta e radical, onde, em um pequeno intervalo de tempo, tivemos mudanças muito significativas para tão pouco tempo decorrido, sendo essas alterações sentidas em toda a parte da sociedade brasileira, principalmente na classe mais pobre e na impressão em geral da época. Essa violência ocorreu de muitos modos distintos como, por exemplo: torturas, prisões, assassinatos e outros, que eram todos eles muito graves e comprometedores, e por isso na maioria das vezes foram feitos de forma escondida e cautelosa, para que não havesse provas contundentes de que aquele regime era realmente violento e violador dos direitos a liberdade individual e de imprensa.  

 

3) Qual a direção da mudança? A alteração modifica algo visando a um processo de maior liberdade ou de maior repressão? É um movimento em direção a caminhos novos ou repressão a formas anteriores?

Neste caso a direção da mudança ocorreu visando a um processo de maior repressão, levando a um tipo de sociedade bem parecida com a de tempos anteriores, como no tempo da monarquia absolutista, em que o imperador tinha quase todo o poder para se, sendo esse poder autoritário e centralizador. Onde não se havia preocupação com a população menos favorecida, mas sim em um favorecimento em favor da monarquia e da população mais rica. Durante a ditadura muitas manifestações em meios às ruas foram feitas por parte da população em geral, sendo quase todas repreendidas por militares e policias, em muitas da vezes até de forma muito violenta e exagerada por parte da polícia e soldados.

4) Qual é o ritmo da mudança? A mudança é lenta e pouco perceptível, ou rápida e ocasionada, por exemplo por uma guerra, em que são destruídas muitas coisas, ou rápidas e ocasionadas nas transformações como o informática por exemplo.

O regime militar brasileiro teve em se uma rápida transformação, sendo que ocorreram muitas mudanças importantes em um pequeno espaço de tempo. Onde as pessoas de uma hora para outra tiveram que mudar todo a sua vida cotidiana para poder se adaptar ao novo tipo governo, em que muitos dos direitos a liberdade individual e de imprensa estariam restringidos pelo novo tipo de regime em vigor. Essa repressão feita por parte do regime militar tinha como principal objetivo evitar que as pessoas começassem a se abrir para a realidade daquela sociedade, e que começassem a questionar as ações do governo, mas mesmo com essas repressões, algum tempo depois as pessoas começaram a questionar e lutar contra a ditadura instaurada, até que todo aquele regime chegasse ao fim, que foi o que aconteceu alguns anos depois, precisamente em 15 de março de 1985, com a eleição de Tancredo Neves que não pode assumir, por motivos de saúde, assumindo assim seu vice José Sarney, voltando a partir daquele momento o Brasil a um regime democrático, onde todos os direitos a liberdade de individual e de imprensa seriam finalmente respeitados pelo menos no papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com