TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de sociologia sobre comunicação

Por:   •  19/9/2019  •  Resenha  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Sociologia

Questões:

• O que é comunicação? Quais os meios de comunicação?

• Citar e explicar os modelos de concessão pública no Brasil e marco civil da Internet.

• Opinião sobre os temas.

O que é comunicação? Quais os meios de comunicação?

A Comunicação é um processo em que a transmissão de informações, seja escrita, sonora, audiovisual, é realizada por uma ou mais pessoas, existindo sempre um emissor (locutor) aquele que emite a mensagem e receptor (interlocutor), aquele que recebe-a. Desde muito tempo o ser humano tende a ter a necessidade de se expressar, com isso criando meios de se comunicar, sendo que a arte rupestre, linguagens corporais e orais, iniciou tal processo. Com a criação e a descoberta da escrita, teve-se como suporte o papiro, pergaminhos, livros, e até mesmo o telégrafo; Após o desenvolvimento da eletricidade, o rádio e o telefone foram os principais meios de comunicação, Entrando nos séculos XX e XXI, temos as multimídias (reunião de diversos meios de comunicação, como texto, áudio, vídeos, etc.) e as Hipermídias (fusão de meios de comunicação por meio dos sistemas eletrônicos de comunicação, como TV digital,

2

Internet), sendo que atualmente a Internet e a Televisão são os principais meios de se comunicar.

Opinião sobre:

O ser humano sempre teve a necessidade de ser expressar e de se comunicar com o mundo ao seu redor, mas nem sempre de comunicaram da mesma forma. A comunicação sempre foi a mesma, sempre transmitia mensagens e ensinamentos ao outro, mas nem sempre se manifestou da mesma forma. Desde pintura rupestre, até o WhatsApp mensagens eram e são repassados e a comunicação é feita.

Com o crescimento da população surgiu a necessidade de ampliar as redes de comunicação e o que antes se resumia em cartas, conversas e etc, se transformou em grandes editoras de revistas e jornais, que são chamadas comunicação em massa. O grande problema das comunicações em massa é que toda notícia pode e é manipulada da forma como bem entendem, colocando toda informação em uma censura velada, onde o povo engole todo conteúdo manipulado sem saber o que é realmente verdade.

Cite e explique os modelos que concessão pública no Brasil e Marco Civil na internet.

Concessão pública é o contrato entre a administração pública e uma empresa privada, pelo qual a primeira transfere, à segunda, a execução de um serviço público, para que exerça este em seu próprio nome e por sua conta e risco, mediante tarifa paga pelo usuário, em regime de monopólio ou não.

No Brasil, a concessão pública ocorre mais frequentemente nas construções, manutenções e tarifações das rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, linhas e pontos fixos no território nacional.

O Marco Civil da Internet, oficialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com