TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Legislação Profissional

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Ética e Legislação Profissional

O que é ética?

          Ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível desqualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade. A ética busca administrar as encruzilhadas da vida e os conflitos da liberdade, apontando a direção reservada à construção pessoal e coletiva. Ela também visa a dois desígnios fundamentais: sobrepujar os conflitos inerentes ao homem e à sociedade em que está inserido e calibrar os comportamentos pessoais e coletivos buscando o estabelecimento da vida feliz e uma sociedade justa, ou seja, o bem humano.

Nos tempos atuais, em que presenciamos um acentuado processo migratório, motivado pela crescente onda de globalização, e um intenso intercâmbio de pessoas, ideias esculturas, proporcionado pelas novas tecnologias de transportes de pessoas e de informações, a assimilação dos conceitos éticos se torna cada vez mais complexa.

Como seria a Ética dentro da Web 3.0?

    Ambiente virtual da Web 3.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem no professor e no aluno.  Na Web 3.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. na Web 3.0 além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.

      As redes sociais são um fenômeno que se confundem com a própria internet. Do inglês “social network” são websites que permitem a troca de informações entre as pessoas cadastradas. Cada usuário ao se cadastrar inclui uma série de informações, nome, contatos, fotos... Algumas dessas informações ficam visíveis para outras pessoas cadastradas na mesma rede, ou seja, no mesmo site. Essas informações podem ser alteradas a qualquer momento, e novas atualizações, novas fotos, novos textos são incluídos na página pessoal do usuário, uma espécie de blog ou “diário virtual” com todas as informações que o usuário vai adicionando enquanto navega na rede.

      A principal aplicação da web semântica se refere à capacidade de os sistemas computacionais interpretarem o conteúdo disponível nos sites da internet e conseguir entender de forma diferenciada uma página em que a palavra bala é um doce ou é um projétil de armas. Ou seja, o conteúdo é interpretado de acordo com seu contexto. A forma com o que os sistemas irão executar esse rastreamento e interpretação será com base em mudanças na forma com que as páginas são construídas.

      Na atualidade, nos deparamos com inúmeras normas de comportamento criadas e estabelecidas de acordo com interesses de grupos de pessoas, para atender às finalidades diversas e específicas. Muitas dessas normas são transformadas em lei, de acordo com a expressão espontânea e formal dos integrantes de uma comunidade ou sociedade. As leis de trânsito são exemplos da formalização de normas que visam a manter organizado o fluxo de pessoas e veículos em uma determinada localidade ou região, garantindo os direitos individuais e coletivos dos membros de uma sociedade.

      Todo o trabalho individual influencia e recebem influências do meio onde é praticado, daí a importância do estabelecimento de um conjunto de valores e princípios que, fundamentados em condutas éticas, orientem as ações para o exercício das atividades profissionais e empresariais com vistas ao bem comum de toda uma sociedade.

       Na área da informática, as questões relativas à influência do computador na vida das pessoas, a pirataria de software e o direito autoral dos sistemas e programas são os que mais comumente afetam os profissionais do setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com