TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo critico Caso Escola base

Por:   •  21/2/2017  •  Dissertação  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]Ricardo Alexandre Donda

                 Artigo crítico do caso Escola Base

Um dos casos mais vergonhosos para a imprensa nacional que é lembrado até hoje, servindo de modelo e aprendizado, o famoso Caso Escola Base. Vemos por meio desse caso que fazer sensacionalismo a qualquer custo pode gerar reações negativas. A falta de apuração por meio da imprensa e da polícia, acarretou processos ao Estado e a várias vias de comunicação, tais como, Folha de S. Paulo, Globo, SBT, Record, IstoÉ, Veja, entre outros. A falta de humanidade, moral e ética com a pessoa humana por parte dos referentes citados, acabou gerando o fechamento da Escolinha assim como também destruiu a vida dos acusados.

Segundo o Código de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, “O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação”. Infelizmente não é o que vemos por meio desse caso, toda a mídia, aproveitou sorrateiramente a oportunidade da manchete e mesmo sem ter apurado os fatos e sem nenhuma prova conclusiva lançou a impiedosa matéria, visando apenas lucro com o sensacionalismo barato que estava a promover.

Logo o caso virou febre, ganhou repercussão nacional, sendo transmitido por vias de comunicação de renome, e ainda assim tais mídias não se preocuparam em investigar a veracidade tais acusações, pois para tais gerar polêmica e ganhar com a desgraça dos outros seria algo normal pois como vemos sempre por ai, o dinheiro vale mais que a vida humana.

Esses vermes da imprensa conseguiram destruir a vida de seis pessoas, onde estas só queriam trabalhar honestamente e garantir dessa forma o seu pão de cada dia e mais queriam educar pessoas já que falamos de uma escola, ainda que de nível base.

Vemos também uma extrema falta de ética por parte da polícia onde seu dever principal seria servir e proteger, mas neste caso ela só serviu e protegeu seus próprios interesses.

Edelcio Lemos o então delegado do caso, ficou tão vislumbrado com os holofotes da imprensa sobre ele que disse muitas barbáries, fez acusações ao vivo como se o caso já estivesse encerrado mesmo que sem provas, pois para ele, isso era o auge da carreira. A falta de polidez e negligência investigativa acerca do caso por parte do delegado, fez com que o estado fosse processado e perdido logo nas primeiras instâncias.

Dessa forma essa caso nos traz um grande ensinamento; nós não podemos acreditar em tudo o que lemos ou ouvimos, temos que duvidar, questionar e apurar os casos antes que seja feita quaisquer acusações, podendo assim destruir mais vidas. Leia, escute duvide.

Referências bibliográficas

ESCOLA BASE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: <>. Acesso em: 15 fev. 2016.

ÉTICA. Federação Nacional dos Jornalistas. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (69.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com