TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e Cultura na Era Digital

Por:   •  19/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

Comunicação e Cultura na Era Digital:

Como as novas tecnologias de informação modificam as relações comuncaionais

Lara Lacerda

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Introdução

A era digital faz parte das inúmeras transições sociais que transformaram e transformam a sociedade. A internet não mudou apenas as relações de lazer e entretenimento, modificou as organizações de trabalho, econômicas, de interação social e a sociedade como um todo. É preciso compreender que para se analisar estas transições não basta apenas entender as relações da sociedade em si, suas mudanças de comportamento e ideologias, mas também a evolução e transformação das tecnologias que proporcionaram estas mudanças.

O que a revolução tecnológica introduz em nossas sociedades não é tanto uma quantidade inusitada de novas máquinas, mas, sim, um novo modo de relação entre os processos simbólicos – que constituem o cultural – e as formas de produção e distribuição dos bens e serviços: um novo modo de produzir, confusamente associado a um novo modo de comunicar, transforma o conhecimento numa força produtiva direta (MARTIN BARBERO, 2006, p. 54).

O fenômeno da globalização e o acelerado desenvolvimento das tecnologias de comunicação têm influído diretamente sobre os processos comunicacionais. Se antes os meios de comunicação de massa proporcionam uma comunicação se sentido único de um para todos, com o advento da internet e principalmente da WEB 2.0, a comunicação se tornou de todos para todos - o que proporcionou mudanças significativas nas relações comunicacionais e culturais da sociedade

A internet retirou do monopólio dos grandes meios de comunicação de massa o cargo de únicos produtores de conteúdo. Pessoas comuns podem produzir, criar e divulgar produtos na rede, estreitando ainda mais o papel de produtor e consumidor. Este artigo propõe analisar de que forma a era digital proporcionou mudanças significativas nos processos comunicacionais e culturais.

Meios de Comunicação de Massa

Os meios de comunicação de massa ou mídias são definidos como os meios ou canais de comunicação usados na transmissão de mensagens a um grande número de receptores. O site Wikipédia define e entende a comunicação de massa como ” disseminação de informações por meio de jornais, televisão, rádio, cinema e Internet, os quais formam um sistema denominado 'mídia'. A comunicação de massa tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor”. Portanto o processo comunicacional da mídia tem sentido único, ou seja, de um para todos – mesmo que haja interação como índices de audiência, feedback, comentários, o receptor não é parte ativa do processo de produção.

As modificações na produção e transmissão de produtos midiáticos e a forma como a sociedade recebe estes produtos são vias de mão dupla, onde um modifica o outro. “Os processos de mudanças culturais nos meios de comunicação e, consequentemente, na sociedade, nos revelam que supostas verdades ditas eternas se rompem e se desestruturam”. (Couto et al. 2008, p.106). Segundo Pierre Lévy (1998) a passagem da cultura oral para a cultura escrita significou a primeira grande transformação da mídia. Se na primeira o ser humano é a única fonte de armazenamento de memórias, na segunda ele perde o protagonismo e passa a contar com ferramentas para gravar informações. Segundo o autor, a cultura escrita exigiu uma mudança no formato da mensagem, foi necessário que a linguagem, o texto, seja feito de forma a ser entendido por qualquer pessoa, em qualquer época.

Segundo Couto et al. (2008, p. 107), através desta modificação na mensagem ocorre a separação entre a comunicação escrita e a comunicação audiovisual.

Símbolos e percepções que representavam a expressão do que sentimos através de movimentos e sons, receberam papel coadjuvante, enquanto a escrita alfabética assumiu o papel de protagonista, como meio tecnológico no representar das imagens e dos sons na forma de códigos. A criação da prensa tipográfica, no século XV, ao proporcionar um aumento significativo na circulação de textos e a difusão da alfabetização.

Lúcia Santaella comenta que as mídias sofreram inúmeras mudanças desde o início do século XX. A autora afirma que os meios de comunicação não passam de canais por onde passam as informações, por isso é importante ressaltar que as transformações sociais não se deram exclusivamente aos avanços tecnológicos destes meios. Na verdade, eles

[..,]São, isto sim, os tipos de signos que circulam nesses meios, os tipos de mensagens e processos de comunicação que neles se engendram os verdadeiros responsáveis não só por moldar o pensamento e a sensibilidade dos seres humanos, mas também por   propiciar o surgimento de novos ambientes socioculturais. (SANTAELLA, 2003, P.24)

Como consequência das tecnologias de comunicação, a cultura de massa desenvolveu-se a ponto de sobrepor os outros tipos de cultura. A imprensa foi considerada o primeiro meio de comunicação de massa, responsável pelo aumento do interesse das pessoas pelo saber, pela busca da informação. O protagonismo da cultura escrita só foi ofuscado com a chegada do rádio. Antes de haver cinema, rádio e TV, falava-se em cultura popular, em oposição à cultura erudita das classes elitistas.

Segundo Santaella (2003), a imprensa reforçava esta dicotomia entre as culturas consideradas populares e eruditas. Com a criação do rádio já não era possível ter controle sobre o que a população iria consumir ou não, todos podiam consumir o que veiculado. Desta forma, ficava obsoleto escolher o que veicular ou não para determinadas classes. Por exemplo, a música clássica que antes pertencia a ambientes elitistas, a partir daquele momento poderia ser ouvida no rádio por um operário, por uma dona de casa, por qualquer um que estivesse sintonizada naquele momento.

A cultura das mídias tende a ser taxada de vulgar e homogênea porque sempre é analisada através de uma concepção elitista. Os meios de comunicação de massa se tornam então responsáveis por um intercâmbio entre a cultura erudita e a cultura popular e quanto mais se multiplicam as mídias, maior é esta interação.

Era digital

 

Com a chegada da Era Digital, foi possível uma realidade antes não experienciada pela sociedade, a partir da a criação da internet e o acesso a computadores pessoais, as relações entre produtor e consumidor se estreitariam. Se antes o poder de criar e reproduzir estava na mão dos grandes conglomerados midiáticos, agora o cidadão comum possuía ferramentas para criar e divulgar o seu produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com