TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memória de Minhas Putas Tristes - Resenha

Por:   •  10/4/2015  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

A velhice e o primeiro amor. Nessa situação se encontra o personagem criado por Gabriel García Márquez em meio a uma narração maravilhosa com poder de nos colocar dentro desse universo sem mesmo perceber.

Abordando temas como solidão, prostituição e o sexo na velhice, somos apresentados a um mundo onde só o vazio pode definir melhor. Escrevendo crônicas para um jornal todo domingo e fazendo críticas musicais há anos, o sábio triste se mantinha ocupado se divertindo nos prostíbulos da região nas horas vagas.

A relação entre o sexo e o dinheiro o deu a liberdade que tanto sonhara. Sem sentimentos, apenas orgasmos. Nesse estilo de vida tão comum quanto imaginamos, ele se manteve longe do amor e dos costumes da família tradicional, desrespeitando o desejo de sua mãe antes de falecer: constituir uma família.

Prestes a completar seu nonagésimo aniversário, ele resolve se presentear de uma maneira não muito espantosa, levando em consideração o enredo de sua vida, exceto pelo fato de que ele, desta vez, deseja uma prostituta virgem. Cabe a Rosa Cabarcas, dona de um puteiro e uma velha amiga, conseguir a moça, tarefa muito complicada e que exigiu um pouco de esforço.

Ao ver a jovem virgem dormir, o nonagésimo jornalista se apaixona instantaneamente. Ele sequer teve coragem de acordar sua pupila, deixando que o objetivo principal da noite fosse substituído apenas pela observação cautelosa do corpo nu e puro deitado naquela cama de bordel.

Com sua sexualidade mais branda, o personagem se limita a observar e imaginar sua amada de uma forma que ele nunca se encontrou a fazer. “O sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança”, diz ele em um dos seus pensamentos mais marcantes.

Após muitos encontros e poucas conversas, ele se vê perdidamente apaixonado pela jovem 76 anos mais nova que ele. Um amor sem maldade e sem malícia. Talvez por conta de sua idade e solidão, a juventude da criança o completa de uma forma jamais sentida.

O amor o fez se sentir no começo da vida. O amor o fez se sentir preenchido como jamais fora. O amor o fez esquecer as limitações de sua idade. O amor o fez vivo. O amor o fez feliz.

Com o desejo pretensioso de aniversário, o sábio conheceu a matéria prima para mantê-lo vivo. O amor idealizado e platônico floresceu em seu coração, que tão assustado com esse sentimento novo, se viu feliz pela primeira vez em seus 90 anos de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com