TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE RP

Por:   •  9/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

O PROCESSO DE RP
INTRODUÇÃO
as relações públicas são consideradas como o conjunto dos meios utilizados pelas empresas para criar um clima de confiança entre o seu pessoal, nos meios com os quais estãos em contato, e entre o público, a fim de manterem a sua atividade e de favorecerem o seu desenvolvimento.  As relações públicas partem do princípio de que se deve revelar sempre a verdadeira imagem de uma empresa para a comunidade, deixando-a mais transparente possível . E A INFORMAÇÃO, mais do que qualquer outro dado é o que constitui o objeto essencial do RELAÇÕES PÚBLICAS. A publicidade e propaganda procuram sensibilizar, enquanto as relações públicas buscam informar, e oferecer informação livre ao seu público. Ambas as áreas estão relacionadas com a comunicação e com a opinião pública.
o profissional de rp pode:  ser responsabilizado pela veracidade das informações transmitidas aos meio de comunicação de massa; pela exatidão, precisão e correção das mensagens e informações dirigidas à OPINIÃO PÚBLICA por uma empresa ou entidade. Apesar de haver muitas definições em relação ao profissional de rp, e um certo “marco” de quando as relações públicas surgiram, elas sempre estiveram presentes no cotidiano e nas relações interpessoais desde os primórdios da civilização.

CAPÍTULO I
Com uma estabilização no modo de vida, com maiores recursos físicos, há uma preocupação maior com o “supérfluo”, e isso inclui filosofias que visam o lucro, exploração do trabalhador e ascensão social, e é então que as relações públicas se efetivam na sociedade. Quanto maior densidade da população na sociedade, há maior relações interpessoais, trabalhistas, comerciais etc. Dentro desse contexto, as relações públicas são notórias nos meios de produção, nas empresas, e nos processos para obtenção de lucro; as filosofias e técnicas de relações públicas são usadas pelos administradores com a finalidade de obter e manter o proveito máximo dos recursos humanos, além de conquistar a boa vontade e a compreensão de todos os públicos com quais tem contato.
Em tal processo, a comunicação é de fundamental importância, desempenhando um papel de troca de informações entre entidade/comunidade ou comunidade/estado. Dentro do âmbito empresarial, uma empresa que adota uma filosofia de relações públicas correta, implica em satisfazer os interesses de todo tipo de público, porém,  uma correta filosofia não consiste dizer o que o público gosta de ouvir e sim o que sabem que é certo.
Assim como a comunicação, a opinião pública é uma peça chave dentro das relações públicas, pois é por meio dela que a empresa cria uma reputação favorável para si, e pode ser influenciada pelas sugestões persuasivas dos meios de comunicação; e a troca de informações cresce proporcionalmente ao desenvolvimento dos mesmos, como já dizia Lincoln: “Ninguém consegue triunfar se a opinião pública está em seu desfavor; com a opinião pública a seu lado, ninguém é derrotado”.

CAPÍTULO II
O início das relações públicas se da quando, após a Guerra de Secessão americana, ocorre grande desenvolvimento no país, conhecido como ‘’era dourada’’. A livre concorrência, e o individualismo se tornam itens mais presentes no cotidiano americano. Nesse meio tempo, a exploração da classe trabalhadora era grande e surge uma legislação regulamentadora para favorecer os interesses da população, que era contrária aos interesses dos grandes proprietários; consequentemente, há uma melhoria na condição de vida deles, e a partir disso a opinião pública começa a se tornar realmente importante. Ivy Lee, um dos precursores das relações públicas, coloca em prática o princípio da transparência, onde o importante é a divulgação de informações precisas e corretas para o público. No brasil, as relações públicas se desenvolvem ligadas à área da administração pública.*

CAPÍTULO III
Segundo Hebe Wey (O PROCESSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS, 1983, p. 39) ‘’Os instrumentos de comunicação de massa constituem os recursos de opinião pública, que contribuem para a modificação da mentalidade individual ou coletiva.” Ou seja, os instrumentos de comunicação em massa como rádio, tv, ou internet podem direcionar a mentalidade da população, mas isso não ocorre de maneira genérica, ocorrendo também  um processo seletivo de transmissão e percepção de cada público. As condições de recebimento de mensagens através dos meios de comunicação são alteradas a partir da cultura local, tipo de socialização educada ao indivíduo entre outros motivos. Esses meios de comunicação, exercem funções dentro da sociedade, como: controle social; liderança de moda; atribuição de status social; produção de impacto social sobre o gosto estético popular. Esses fatores, tem como objetivo uma exploração psicológica mais sútil sobre a população, assim como a diminuição da capacidade crítica das pessoas, levando a população ao conformismo e aceitação da manipulação indireta. A população é educada  de forma superficial e rarefeita, de forma que não há refinamento erudito, portanto, os meios de comunicação em massa são na maioria das vezes superficiais, sem complexidade em suas mensagens transmitidas, atraindo maior número de pessoas e aumentando a audiência pela facilidade de compreensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com