TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO JORNALISMO UNIFAVIP

Por:   •  28/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 12

UNIFAVIP/DEVRY

LYLLYAN STEPHANIE VIEIRA BELO

JORNALISMO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Caruaru

2016

LYLLYAN STEPHANIE VIEIRA BELO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de conclusão da cadeira de Estágio Supervisionado I, do curso de jornalismo, da Unifavip/DeVry, sob a supervisão da professora Iraê Mota, com estágio realizado nos portais G1 e GloboEsporte.com da TV Asa Branca, afiliada TV Globo.

Caruaru, 12 de dezembro de 2016.

________________________________________

Professora Iraê Mota

________________________________________

Supervisor de estágio

Caruaru

2016

INTRODUÇÃO

Este relatório possui como finalidade a conclusão da cadeira de Estágio Supervisionado I, do curso de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, da Unifavip/DeVry, ministrada pela professora Iraê Mota.

Neste relatório pode-se encontrar a história da empresa, as descrições dos trabalhos práticos, das atividades realizadas no estágio e o desempenho nelas, descritos pela própria estagiária, e o aprendizado tirado disso, além dos apêndices anexados, contendo matérias que foram assinadas, já que apenas em especiais os estagiários da empresa podem assinar matérias.

O estágio tem, até o momento, 360 horas concluídas, com seis horas diárias, com início em 13 de setembro de 2016. A função inicial do estágio era de produzir conteúdos para o portal institucional e redes sociais da emissora, mas a necessidade imediata da empresa era produção de conteúdos para os portais G1 Caruaru e Região e GE (como é conhecido o portal do Globo Esporte), também Caruaru e Região, então fui relocada para as funções descritas acima.

A escolha da TV Asa Branca para estágio se deu através de uma seleção aberta em agosto pela emissora, com o objetivo de contratar mais um estagiário para compor o corpo da empresa. Nessa seleção, a vaga oferecida era para os dois portais, incialmente produzia apenas para o GE, surgindo mais tarde oportunidade de produzir para os dois.

No estágio, que vai das 8h às 14h, são produzidas diariamente de três a cinco matérias e notas no GloboEsporte.com, podendo ter durante o dia, algumas contribuições para o G1, que normalmente vão de uma a duas notas. Também faz parte da função gravar os telejornais exibidos do dia e coloca-los disponíveis online.

Como o estágio é em portais, é preciso uma grande renovação de conteúdos, tendo a página que ser atualizada de hora em hora, com novas matérias, notas ou reportagens, podendo ter matérias especiais produzidas, e jogos transmitidos em tempo real, no caso do GloboEsporte.com.

A oportunidade do estágio me proporcionou desenvolvimento profissional no jornalismo e também na área acadêmica, já que proporciona aos estagiários uma noção prática do que é passado em sala de aula pelos professores.

Com as atividades desenvolvidas para o jornalismo através do estágio, me tornei uma melhor profissional, e me sinto preparada para o mercado de trabalho. Meu objetivo é expandir meus conhecimentos de jornalismo, aprendendo as novas formas de fazê-lo, como no caso do estágio, que é focado no jornalismo online, com portais e redes sociais.

DESENVOLVIMENTO

A INSTITUIÇÃO

O estágio é realizado na TV Asa Branca – afiliada da Rede Globo em Caruaru - que fica localizada no endereço Av. José Pinheiro dos Santos, número 650, no bairro Petrópolis, em Caruaru, com cobertura em 108 municípios do estado, atingindo 3.132.302 pessoas, que recebem o sinal da emissora, com algumas cidades recebendo o sinal digital.

Atualmente, a afiliada conta com 108 funcionários, divididos em nos seguintes setores: tecnologia, administrativo, comercial, jornalismo, operações comerciais (Opec), marketing, programação e produção, portais, diretoria executiva, gestão de pessoas, financeiro, tecnologia da informação (TI) e projetos especiais. Além de ser uma rede de comunicação, por possuir diversos meios, como a televisão com dois telejornais diários, o ABTV 1ª edição e 2ª edição, os portais G1 e GloboEsporte.com, e a rádio Globo FM.

A empresa, segundo o manual do colaborador, tem como visão ser a principal empresa de comunicação do Nordeste, sob a ótica de todos os stakeholders (público estratégico). Possui os valores: credibilidade, ética, harmonia, responsabilidade, orientação para resultado e disponibilidade.

A missão é distribuir conteúdo de boa qualidade com a programação da Rede Globo, atendendo aos anseios da comunidade através de bons programas jornalísticos, educativos e de lazer, e participando ativamente de campanhas sociais e educacionais que aproximem os telespectadores dos fatos, fazendo-os participar. Contribuir com o desenvolvimento da região, gerando resultados positivos e agregando valor no contexto nacional.

A TV Asa Branca foi fundada em 1º de agosto de 1991, tendo agora 25 anos de história no jornalismo do Agreste, como a 80ª afiliada da TV Globo. O nome da emissora foi dado em homenagem à música de Luiz Gonzaga.

A atual sede da emissora já é a terceira. A primeira ficava no Monte Bom Jesus e somente em 1997 foi relocada para uma sede provisória no bairro Indianópolis, até ser mudada para a atual, no bairro Petrópolis.

OS PORTAIS

Em 2000, a TV Asa Branca ganhou seu primeiro portal de notícias, o ABTV.com. Em 2009, o portal deu espaço ao +AB, portal de notícias que complementava o primeiro site. Foi em 2013 que a emissora passou a contar com os atuais portais de notícias, o G1 Caruaru e Região e GloboEsporte.com, substituindo os portais anteriores.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Os portais contam com oito colaboradores, sendo um supervisor de conteúdo para os dois. No GloboEsporte.com, onde meu estágio é mais voltado, são dois estagiários, eu pela parte da manhã, com coordenação de um repórter. No G1, são três repórteres e um estagiário, mas os estagiários do GE colaboram com ambos.

O formato dos sites é simples, e possuem o padrão dos portais nacionais. Os títulos sempre são feitos em duas linhas, e com duas linhas finas, no caso do G1, e no GE, a linha fina é mais livre, podendo ser apenas uma. Nem os títulos, nem as linhas finas, devem começar com artigos. As matérias podem conter fotos e vídeos para melhor ilustrar. No final de cada texto é colocado um “saiba mais” para criar hiperlinks nas matérias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com