TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Milk

Por:   •  1/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica- PUC Minas Poços de Caldas

Ana Carolina Batista Cunha

3º Período

Política e Mídia

Professora: Lívia Borges

Milk: A voz da Igualdade

        O filme se passa nos anos 70 e gira em torno do político Harvey Milk. Ele foi o primeiro político assumidamente gay a ocupar um cargo público. Ele abandona seu emprego para começar o seu negócio em São Francisco acompanhado de Scott Smith. Era o lugar onde havia uma comunidade ativa de homossexuais e mesmo assim todos eram perseguidos pelos homofóbicos. Especialmente policiais. Por conta dessa perseguição, Milk começa sua atividade política. Ele unifica a comunidade gay para realizarem coisas para serem mais respeitados no bairro. E consegue. Ele só é eleito depois de três tentativas. A batalha de Milk é contra a discriminação dos homossexuais. E os adversários são muitos.

A partir das aulas de Política e Mídia percebe-se a importância de tratar assuntos mesmo que de esfera privada quanto de esfera pública, além de causas sociais.

A luta de Milk para com os movimentos homossexuais passa por vários estágios até que ele seja visto como uma causa social. As etapas são: problematização, comunhão, afirmação e, por último, a convocação.

        A problematização é o momento que verifica a capacidade de coletivizar o problema. Visto que ela também não é apenas pela tomada de consciência, mas sim pela criação de um enunciado. Isto é, ele escolhe um público pra enunciar, que no filme são seus parceiros e possíveis eleitores. É nesse ponto que o problema deixa de ser algo particular e passar ser algo que também afeta outras pessoas.

É a partir da segunda etapa, comunhão, que é criada a identidade do grupo. Une enunciados individuais para a formulação de um enunciado público. Esse acontecimento pode ser encontrado no filme a partir do momento que os gays param de se importarem apenas consigo, ou seja, o problema de um gay é problema de todos os homossexuais. É a partir desse momento que eles começam a se organizar para lutar contra o preconceito.

A afirmação é o momento de explicar os propósitos e representar! No filme isso é visto quando Milk levanta uma bandeira representando o movimento, ou seja, a partir daí eles já possuem uma forma de identificação. Além da bandeira como símbolo, o próprio Milk também é visto como um, pois ele representa um vasto grupo de pessoas.

E por último, a convocação. Essa é a etapa de incorporar o problema a fim de muda-lo, é o momento da abertura do movimento a outras pessoas. No filme é visto quando Milk e seus aliados lutam para conseguir parceiros, a fim de convoca-los a partir de discursos.  

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com