TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Tendencia da Comunicação

Por:   •  20/11/2019  •  Resenha  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Milena Gomes Nascimento R.A.: 6827671 Prof. Samara Brochado

Disciplina: Marketing de relacionamento

Tendências em Comunicação Digital – Prossumo e o poder do usuário

        João Francisco Raposo, publicitário e especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Digital nas Empresas, faz um panorama da sociedade em rede e da função do consumidor como agente contribuinte na economia colaborativa. Demonstrando a relação dos consumidores e empresas, através da abordagem criativa do design thinking que propõe resultados focados nas necessidades do mercado.

Nesse artigo o autor relata as tendências de comunicação e o poder dos usuários. O quinto poder como a internet e os prossumidores, como nova forma de interação de consumo. O digital e a nova comunicação mercadológica, onde as empresas utilizam ferramentas como Mindstorms e ideastorms, maneira de aproximar seu público e acompanhar a dinâmica do mercado de consumo.

Com o surgimento da tecnologia, a configuração de rede de pessoas em ambiente virtual, ganhou rápida expansão e se solidificou. Usuários consumidores – produtores promovem e divulgam de forma espontânea conteúdos e são peças-chaves na comunicação virtual do mercado. E esse comportamento foi percebido com maior frequência na geração Y por Don Tapscott, devido a geração acompanhar o desenvolvimento e crescimento da internet.

Os Prossumidores, produtores e consumidores, através da sociedade de rede, são um público que criam um ambiente de consumo que querem estar, vão atrás de conhecimento e gostam de inovação em produtos e serviços. As empresas atentas ao perfil dos consumidores digitais, abrem um espaço para esse público que participa dos processos de comunicação e as ajudam a entender cada vez mais a dinâmica do consumo.

Empresas como a Lego e a Dell verificaram uma oportunidade através do Mindstorms e Ideastorm como plano para envolver os consumidores, de maneira inovadora com a finalidade de crescimento e melhoria nos serviços. No cenário tecnológico as plataformas de participação agregam valor e até geram novos negócios interligados e aprimorar os serviços, através da participação colaborativa.

Empresas como a Coca-Cola e a Starbucks compreendem o cliente como parte da construção e do design de produtos. Entende seu público como promotor de tendências e agente de produção de conteúdo que os mesmos utilizam.

A Fiat, Ruffles e Garoto realizaram campanhas para que os consumidores participassem de etapas do processo e acompanhassem os produtos escolhendo componentes. Uma maneira de interpretar quais são as reais necessidades dos consumidores.

Trabalhar com criação colaborativa não pode ser aplicável para todas empresas, pois muitas ainda não conseguiram inovar seus produtos e tecnologia suficientemente para que seus sistemas sejam abertos e não corram o risco de perder mercado para a concorrência, caso da Apple, Samsung e Sony.

Essa tendência de prossumidores é um fenômeno crescente, que em um futuro próximo gerará valor para o mercado. As gerações a partir da geração Y, crescem em ambiente digital e são inseridos nas comunidades de consumo através de experimentação. Buscam informações previas de produtos e gostam de inovação. As empresas que segurem no mercado produzindo sem entender quais são as necessidades de desejos de seus clientes dificilmente sobreviverão no mercado.

O João Francisco Raposo nesse artigo consegue mostrar o futuro do consumo em ambiente digital que está crescendo em ritmo acelerado. Os consumidores querem cada vez mais participar, conhecer e entender dos produtos e serviços que desejam. Cabe ao mercado acompanhar essa tendência, trazer inovações e atender as demandas do público.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com