TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERNET E O MUNDO VIRTUAL

Por:   •  23/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 6

E.E. JOSÉ ALVES DE CERQUEIRA CÉSAR

CARLOS AUGUSTO LEITE NASCIMENTO N°08

CRISTOVAM RODRIGUES MARTINS JÚNIOR N°09

JAQUELINE VAZ GUBOLIN N°15

LARA MARTINEZ FRETES RODRIGUES DO LAGO SILVA N°19

MAGNUN ROCA FERREIRA DA SILVA N°24

MURILLO HENRIQUE DIAS AROS N°26

A INTERNET E O MUNDO VIRTUAL

As vantagens e desvantagens

Guarulhos

2016

CARLOS AUGUSTO LEITE NASCIMENTO N°08

CRISTOVAM RODRIGUES MARTINS JÚNIOR N°09

JAQUELINE VAZ GUBOLIN N°15

LARA MARTINEZ FRETES RODRIGUES DO LAGO SILVA N°19

MAGNUN ROCA FERREIRA DA SILVA N°24

MURILLO HENRIQUE DIAS AROS N°26

A INTERNET E O MUNDO VIRTUAL

As vantagens e desvantagens

Guarulhos

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................03

2 A INTERNET..................................................................................................04

2.1 NEM TUDO É PERFEITO...........................................................................05

2.2 ESCRAVOS DA TECNOLOGIA..................................................................06

3 CONCLUSÃO.................................................................................................07


Introdução

Contato, amizade, namoro e aquisição de conhecimento, definitivamente, a internet mudou a definição destas palavras, além de ter mudado também o conceito de tempo. Escrever uma carta era algo solene, exigia um ritual. Era preciso comprar envelope, selos, sentar-se à mesa ou à escrivaninha e, artesanalmente, falar sobre as novidades, sobre o estado de saúde, enviar notícias dos amigos e parentes. E depois, é claro, ir ao correio e postar a carta. Lá do outro lado, na outra cidade ou país, estava o destinatário, ansioso por notícias. Quando a carta chegava - geralmente em uma semana - as notícias ainda eram frescas. Enviar flores exigia também tempo, disposição e um carinho especial para se locomover até a floricultura, escolher o buquê e pagar a entrega, que geralmente só era possível se a outra pessoa morasse no mesmo bairro ou cidade.

Hoje em dia as coisas já não são mais as mesmas de antigamente, a internet facilitou a vida de todos com suas ferramentas, e fez o mundo se tornar dependente de não precisar medir esforços para conseguir tudo o que deseja, é só se sentar e usar seu computador para conseguir alcançar o outro lado do mundo em uma fração de segundos.

A internet

A internet é a revolução que o homem criou para acelerar a comunicação e o acesso à informação no mundo inteiro em tempo real. Com esse novo e moderno meio de comunicação, basta um clique, para termos qualquer coisa em nossa mão, tudo é encontrado de forma fácil e ágil reunindo num só aparelho ferramentas úteis para a vida das pessoas, no trabalho ou em casa. A internet é fonte inesgotável de diversão, lazer e conhecimento.

Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços online contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais.

A partir de 2006, começou uma nova era na Internet com o avanço das redes sociais. Pioneiro, o Orkut ganhou a preferência dos brasileiros. Nos anos seguintes surgiram outras redes sociais como, por exemplo, Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram.

Redes sociais são plataformas sociais virtuais compostas por pessoas conectadas por vários tipos de relações, que dividem valores, objetivos, interesses e ideologias comuns, possibilitando um relacionamento democrático e igualitário. Para elas não existem barreiras geográficas que possam impedir a interatividade. Este uso como forma de entretenimento saudável ou uma dependência que atormenta muitos usuários. Tal fato pode ser evidenciado principalmente entre os jovens que, atualmente, não conseguem viver desconectados.

Nem tudo é perfeito

Tudo que é bom, tem suas circunstâncias, podemos associar este pensamento ao uso da internet que apresenta suas vantagens e desvantagens.

As vantagens são que por meio da internet podemos adquirir conhecimento, divulgar trabalho por meio de web sites, compartilhar momentos, opiniões e experiências, encontrar amigos, fazer amigos e amores, comprar produtos sem nem mesmo sair de casa, e receber notícias em um simples piscar de olhos.

Como desvantagens podemos colocar o surgimento de crimes e golpes virtuais, encontrar pessoas mal intencionadas querendo se passar por pessoas de bem para se aproveitarem da ingenuidade de outras, perfis falsos, brigas expostas, exposição gratuita de imagens e da vida pessoal dos usuários, vício compulsivo, apropriação da imagem de outra pessoa e o plagio. A validade de fontes da Internet varia muito de um local para outro, o que significa que alunos podem facilmente adquirir informações online imprecisos ou desatualizados.

A rede tornou-se um território onde tudo é aceito, transformando-se também em uma arma poderosa para cometer atos ilícitos contra os diversos segmentos da sociedade, incitando o ódio e ratificando preconceitos de raça, religião e classe social. Comunidades usam tom mais agressivo a fim de atingirem com maior efetividade seus objetivos. Nas ferramentas de interação social muitas vezes aflora uma espécie de patologia social, com indivíduos agredindo outros ou defendendo o neonazismo, enquanto torcidas incitam à violência e combinam brigas. Na internet há toda uma gama de possibilidades, em termos de informação e conhecimento, ao mesmo tempo em que se fica refém de variados modos de atos ilícitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com