TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Racismo no Mundo Virtual

Por:   •  24/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

“Racismo no Mundo Virtual”

  O palestrante separou a palestra em três partes, para que assim seja possível entender o tema.  A primeira parte é “ Teoria de Discriminação” e foi possível entender que discriminar significa, em primeiro lugar, classificar pessoas e situações de acordo com um determinado critério. Uma discriminação negativa ocorre quando traz alguma desvantagem para um determina pessoa. Uma discriminação positiva quando promove um grupo.

Além disso, foi dito que a discriminação pode ter diversos sentidos. A discriminação pode ser direta e, portanto, ela é intencional, arbitrária e também está baseada em um critério de tratamento proibido por lei. Ou a discriminação pode ser indireta que é quando uma norma aparentemente neutra e que não classifica indivíduos a partir de nenhum critério, porém causando um  impacto negativo para um grupo que já encontra em situação desfavorável.  Também existe a discriminação estrutural, e ocorre quando indivíduos sofrem as consequências da discriminação em diferentes âmbitos da vida social.

A segunda parte da palestra é “Psicologia Social da Discriminação”. Foi discutido sobre o preconceito (um julgamento preliminar) e sobre estereótipo (um conceito padronizado), e  os seus impactos na sociedade.

A última parte é sobre a “Inteligência Artificial e Racismo”. A inteligência artificial é um campo da computação que tem por objetivo criar  programas de computação que operam igual a mente humana.  Esses programas funcionam  por meio de algoritmos (padrões) e há vários questões sobre o uso desses algoritmos. Por exemplo,  quando se pesquisa “cabelo feio” no Google e as imagens que aparecem são de cabelos crespos. Também foi discutido em como as redes socias são meios de agressão a pessoas negras. E que é fundamental mudar essa situação.

“Ações afirmativas e a equidade racial no trabalho”

Para debater o tema é importante entender o Princípio da Igualdade, presente no art. 5º da Constituição Federal e diz que todas as pessoas sãos iguais perante a lei. Porém esse conceito destoa um pouco do que se ver no cotidiano, ele fica um pouco abstrato. Esse princípio só tem razão de ser quando adquire materialidade.

O Estado Brasil conforme diz a Constituição é chamado de Estado Democrático de Direito, que dele parte do pacto social, ou seja, o bem comum, parte da vontade democrática e tem que garantir para os cidadãos direitos, garantias e liberdades fundamentais.

Além disso, foi dito que a maioria do país se declara negra, e que por isso, Estado Democrático deveria expressar a vontade dessa maioria de forma harmônica. Porém, essa maioria não é representada em vários setores da sociedade como nas universidades, no Congresso, nos altos postos de empresas, dentre outros.

Foi discutido também a questão do racismo estrutural, que pode ser entendido com um conjunto de práticas presentes dentro da sociedade que coloca um grupo em posição mais favorável, porém acaba prejudicando outros grupos.

E por fim, foi discutido a questão de pessoas negras no mercado de trabalho. Mesmo havendo vários mecanismos para que os negros consigam realizar seus estudos, como as cotas em universidades, eles mesmo assim não conseguem ingressar no mercado de trabalho. Por isso, as ações afirmativas vem como um meio para que combater à desigualdade social e às segregações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com