TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNDO VIRTUAL

Por:   •  6/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS[pic 1][pic 2]

REGIONAL CATALÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO INTERDISCIPLINAR EM INFÂNCIA E DIREITOS HUMANOS (EIIDH)

 

CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNDO VIRTUAL:

Perigos e oportunidades

Fernanda da Silva Ribeiro Urzêda

Catalão – GO

2018

Fernanda da Silva Ribeiro Urzêda

CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNDO VIRTUAL:

Perigos e oportunidades

Pré-projeto apresentado na disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientifica como requisito básico para conclusão do Curso de Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos (EIIDH)

Orientador (a):

Catalão – GO

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. JUSTIFICATIVA        

3. OBJETIVOS        

3.1 GERAL        

3.2 ESPECÍFICOS        

4. METODOLOGIA DA PESQUISA        

5. CRONOGRAMA        

REFERÊNCIAS        


1. INTRODUÇÃO

A internet é uma ferrameta presente no nosso dia a dia, e, na medida que a influência da tecnologia digital aumenta, especialmente entre usuários mirins, o debate sobre suas repercussões intensifica, vez que a cada segundo, 2 crianças entram na internete pela 1ª vez, o que representa uma média de mais de 175 mil novos usuários por dia, diz UNICEF (08/02/2018).

Os dispositivos com acesso à internet estão cada vez mais acessíveis e atrativos; o uso de tablet e celular para os pequenos e adolescentes influenciam ao acesso individualizado, vez que quando estão sob os nossos olhares, ou de algum responsável, nem sempre sabemos de fato onde estão e o que fazem em suas atividades virtuais.

Esta expansão do uso da internet por crianças e adolescentes comprende perigos e oportunidade que importa conhecer para que sejam minimizados os malefícios e intensificados os benefícios.

Para efetivação dos direitos da criança e do adolescente é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público o desenvolvimento de políticas de atendimento a fim de materializar os direitos da criança e do adolescente.  

2. JUSTIFICATIVA

A vulnerabilidade das crianças e adoelscentes aos perigos do mundo virtual é preocupante, vez que estão sujeitos aos bombardeios de publicidade, exposição a conteúdos inadequados, como pornografia e violência, contato com pessoas mal-intencionadas, ciberbullying, exploração sexual e invasão de privacidade, dentre outros, infringindo explicitamente os direitos de proteção integral à criança e ao adolescente.

Medidas mais eficazes quanto à questão da importância da privacidade em um mundo onde quase tudo é público e da liberdade associada à responsabilidade devem ser acompanhadas com mais rigor por parte das famílias e nas escolas, afim de ressaltar sobre os efeitos danosos do uso irresponsável das tecnologias.

Não se pode olvidar que a rede oferece inúmeros benefícios às crianças e adolescentes. Um acesso bem entendido e controlado pode repercutir de forma positiva na educação e desenvolvimento dos menores.

Ressalte-se que o adulto tem o conhecimento e discernimento para avaliar onde a criança/adolescente pode navegar e onde não pode, posto que o acesso à internet, seja em casa ou na escola, deve ser acompanhado de perto por adultos.

3. OBJETIVOS

Pretende-se com a realização da pesquisa analisar qual é a forma de controle ao acesso à internet para as crianças e adolescentes no seio familiar e dentro das escolas. Além disso, identificar quais são os perigos do mundo virtual e suas oportunidades educacionais e diversões.

3.1. GERAL 

  • Analisar quais são os perigos e oportunidades das crianças e adolescentes expostas ao mundo virtual e a falta de comprometimento da rede para assegurar os direitos de proteção integral as crianças e adolescentes.

  1. . ESPECÍFICOS
  • Analisar os controles ao acesso à internet no seio familiar e dentro das escolas
  • Identificar os perigos do mundo virtual
  • Identificar as oportunidades educacionais e diversões

        


4. METODOLOGIA DA PESQUISA

Trata-se de uma pesquisa mista qualitativa e quantitativa, vez que recorrerei a questionários de autopreenchimento, e pesquisa etnográfica, através de observação participante, entrevistas e de várias outras estratégias que se fizerem necessárias para a coleta de dados em campo.

O universo para acolhimento das amostras serão em duas instituições educacionais, uma que trabalha maternal e crianças na primeira fase do ensino fundamental do 1 ao 5 ano, e outra que trabalha segunda fase do ensino fundamental do 6 ao 9 ano, respectivamente com os adolescentes.  

Também fará parte do universo de pesquisa quatro famílias: 1 que possui filho na idade de 0-3; 1 que possui filho na idade de 4-12; e 1 que possui filho na idade de 12-18.


5. CRONOGRAMA

Atividades

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Pesquisa do tema

x

Escolha do tema

x

Pesquisa bibliográfica

x

x

Coleta de Dados

x

x

x

x

x

Apresentação e discussão dos dados

x

Elaboração do projeto

x

x

x

x

x

Entrega do projeto

x

REFERÊNCIAS

Brasil. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Federal de Goiás. Rede de proteção à criança e ao adolescente / Coordenadora Elma Valéria Lopes; Autores Adriana dos Santos Prado... [et.al.]. – Goiânia: UFG/Ciar; FUNAPE, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (81.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com