TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Indústria Cultural e Educação

Por:   •  28/9/2021  •  Dissertação  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

A Teoria crítica da escola de Frankfurt

A Escola de Frankfurt foi um espaço de debate criado por cientistas sociais que buscavam debater diferentes questões da sociedade. Eles estudavam novas possibilidades que explicassem o desenvolvimento social da época, visto que acreditavam que a teoria marxista tradicional não dava conta de explicar o cenário das sociedades capitalistas no século XX.

Os pesquisadores, autores e sociólogos da Escola de Frankfurt criaram a Teoria Crítica, com base na ideologia marxista. Além de ser uma oposição ao Iluminismo, a Teoria Crítica revelava o direcionamento das críticas da Escola de Frankfurt a uma ordem política e econômica do mundo.

Indústria Cultural

O conceito desenvolvido por Adorno e Horkheimer se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. É uma nova concepção de se fazer arte e cultura, utilizando-se técnicas do sistema capitalista.

Toda indústria cultural está focada no desejo, ela trabalha no subconsciente das pessoas. Na nossa sociedade moderna não precisamos nos preocupar em tomar decisões, pois estamos sendo manipulados o tempo todo sem que percebamos.

Dessa maneira, músicas, filmes, espetáculos e outras obras, são desenvolvidos sob a lógica de produção em massa. Há um pensamento dominante que passa a influenciar o modo como os artistas produzem e como os telespectadores consomem a cultura, nesse modo pode-se afirmar que todo mundo é mercadoria.

Com o fortalecimento do capitalismo, cada vez mais as empresas divulgavam artes que fossem adequadas e de fácil consumo pela população. Somando-se a isso a definição de conteúdos agradáveis de serem comprados e o avanço tecnológico, têm-se uma massa altamente lucrativa que deseja receber cada vez mais cultura padronizada.

Indústria Cultural e Educação

Concluímos que uma grande parcela da sociedade contemporânea reage de forma bárbara por não ter consciência de outras possibilidades, portanto o papel fundamental na educação é evitar a barbárie para alcançar a autonomia (emancipação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com