TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Instrução AM

Por:   •  23/10/2023  •  Monografia  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 4

À GLORIA DO G.:A.:D.:U.:

À AUG.: RESP.: LOJ.: SIMB.: EQUIDADE Nº 185

V.: M.:

IIR.: 1º. E 2º. VVIG.:

IR.: PAST MASTER

MESTRES INSTALADOS

MM.: IIR.:                            

S.:

                                        S.:                 S.:        

Meus Ir.’.

Apresento meu trabalho sobre “ PELO SINAL, PELA BATERIA E PELA ACLAMAÇÃO”

Há certos temas e sinais, uns mais utilizados e outros menos, que apesar de serem usados e repetidos em todas as sessões, ficamos perdidos e sem entender.

 

Por acanhamento e por ser a Maçonaria ainda um mundo nove e cheio mistérios temos receio de pedir explicações em loja sobre a essência dessas palavras.

Mas com o estudo de alguns artigos e livros já passo a compreender o mínimo. Não tanto quanto o necessário, mas o mínimo para se começar a entender.

Acredito que somente dessa forma podemos iniciar o entendimento sobre SIMBOLOS, SINAIS, PALAVRAS E TAMBEM OS TOQUES.

A Necessidade de estudar e observar tudo que passamos em uma sessão maçônica mostra que o ritual através de seus passos da ritualística tem como objetivo criar uma EGREGORA (designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade.

Então fica entendido por esse Aprendiz que desde o momento que chegamos em loja. temos que se desligar de nossos problemas e buscar estar ao máximo em sintonia gerando pensamentos positivos e energia boa.  Ficando claro que isso ocorre desde o início do ritual.

PELO SINAL – É utilizada pelo venerável mestre apenas duas vezes numa sessão maçônica. E na minha visão faz você reforçar seu juramento - “EU PREFERIRIA TER A GARGANTA CORTADA A REVELAR OS SEGREDOS QUE ME FORAM CONFIADOS”. Mas antes de tudo o maçom deve estar de pé e a ordem no qual podemos visualizar as ferramentas.

A BATERIA - Um som produzido pelas palmas da mão. O som é forte e emanado elimina os pensamentos negativos e com o poder de deslocar o ar provocando o afastamento do que resta de profano, levado para dentro do templo.

É um som de proteção que alivia as tensões e os pensamentos inconvenientes trazidos por problemas de cada um. A Bateria protege cada irmão de si próprio de suas emoções e paixões, contribuindo para a formação da Egrégora.

Assim a Bateria deve ser executada com plena consciência de sua importância.

Cada irmão ao bater as palmas de suas mãos estará fazendo uma limpeza espiritual de vibrações negativas.

A SAUDAÇÃO -   "Huzzé, Huzzé, Huzzé" por constituir uma aclamação, é pronunciada com voz forte. Ela é feita apenas por duas vezes em cada reunião, por ocasião da abertura e do encerramento. Alivia tensões que eventualmente possam ter surgido entre os Irmãos.

Trazemos às Sessões as preocupações de ordem material que podem criar correntes vibratórias que põem obstáculos e restringem nossas percepções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com