TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA INFORMATIVA

Por:   •  3/8/2021  •  Resenha  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA INFORMATIVA

Obra: FILOSOFIA

Autor: Antônio Joaquim Severino

SEVERINO, A. J. Filosofia. (Coleção Magistério. Série formação geral.) 2ed. São Paulo: Cortez, 2007. p.43 – 66.

Na obra "filosofia" o autor Antônio Joaquim Severino- natural de Carmo do Rio Claro, sul de Minas Gerais, é bacharel e mestre em filosofia pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica (1964), doutor em filosofia pela PUC de São Paulo (1971). Ele busca através deste livro apresentar uma proposta se uma experiência de iniciação à filosofia, direcionada aos jovens em geral e aos estudantes de curso médio, a obra teve sua primeira publicação no ano de 1992.

O livro trata-se de abordar conceitos de forma a construir o conhecimento à filosofia, consubstanciado numa tentativa de iniciação à mesma, propiciando-lhes uma prática de reflexão. O autor tem como principais ideias de fazer os jovens pensarem sobre o significado da existência humana a partir de suas manifestações histórico-culturais, tendo como objetivo com a obra abordar uma perspectiva filosófica, as questões fundamentais relacionadas com o existir do homem no contexto da cultura contemporânea. 

A estrutura da obra está dividida em duas partes, onde a parte 1 possui nove capítulos, e a parte 2 possui cinco capítulos, totalizando quatorze capítulos, com um total de 214 páginas. Contudo, a resenha a seguir terá enfoque nos capítulos 3 e 4. A questão fundamental abordada pelo filósofo nestes capítulos é “A cultura ocidental é feito da união das culturas de três pequeno-grandes povos" (CAP 3, páginas 43-54). E "A expressão cultural da filosofia no ocidente" (CAP quatro, páginas 55-66).

No capítulo três, o autor buscou trabalhar e apresentar dados referentes à períodos mais recentes, mais consolidados sob formas de expressões mais concretas. Segundo ele a cultura ocidental ajuda a compreender o significado da cultura contemporânea, pois vários aspectos da nossa existência não foram construídos abruptamente, pelo contrário, foi se constituindo num trabalho contínuo através do tempo. 

Antônio enfatiza que aqueles povos pensavam e pretendiam dirigir seu próprio comportamento social, formando um conjunto cultural com uma concepção de mundo feita de representações e valores. Ele diz que, essa concepção de mundo corresponde a feição característica de determinada cultura e acompanha suas relações com outras concepções de mundo e de outros povos cujas histórias estão ligadas entre si, bem como sua evolução através dos tempos.

O que o autor apresentou com isso, foi que as diversas formas reveladas pelas expressões culturais de natureza filosófica, nos vários momentos da cultura ocidental, ajudou a compreender a atual maneira de ver o mundo. Antônio Joaquim Severino apresenta "O encontro e a fusão de três culturas", onde ele cita que as três culturas são três pequenos povos, sendo eles: Os romanos, os judeus e os gregos. Ainda segundo o autor os povos judeus e gregos, do ponto de vista político e militar pouca significação teriam. Já o povo romano como ele cita, era um povo militar, político e administrativamente forte, e pouco significativo do ponto de vista filosófico. Ele trás alguns pontos importantes historicamente que trata do encontro das duas cosmovisões no cristianismo, que são cosmovisão judaica e grega.

Já no capítulo quatro, o autor irá tratar da expressão cultural da filosofia no ocidente, é neste capítulo que ele vai apresentar expressões filosóficas no contexto histórico do ocidente, tendo ele, o intuito de familiarizar o aluno com o dado cultural da filosofia. Antônio Joaquim Severino vai abordar também a constituição da filosofia como metafísica, ele trás Sócrates, Platão e Aristóteles como os pensadores clássicos da Grécia dos séculos V, IV A.C. O autor apresenta os filósofos definindo cada um deles da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com