TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

 “ A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo” Merlau-ponty

A filosofia é a arte de pensar, é a capacidade de refletir sobre os assuntos do meu cotidiano, do mundo, das diversas situações, é ver o mundo com outros olhos, não enxergar só defeitos de uma pessoa, mas exaltar suas qualidades, ver o lado bom dos acontecimentos. O diálogo é muito importante para que eu possa expor o meu ponto de vista e ouvir o ponto de vista do outro, entendendo que a minha verdade é diferente da verdade do outro, mas cada um contribui para um novo conhecimento.

A filosofia nos ajuda a entender que podemos mudar de opinião, quando permitimos um espaço para o diálogo e novas possibilidades, mudando o raciocínio padrão imposto pela sociedade.

Um novo reaprender a ver o mundo, baseando-se na mola principal da filosofia: o poder do questionamento. Para Merlau-Ponty este poder interrogador se  enfraqueceu ao longo da história nos fundamentos ou nas verdades que a filosofia se assentou.

A filosofia é saber que estamos em constante mudança, e o aprendizado não acaba.

EDUCAÇÃO, IDEOLOGIA, EMANCIPAÇÃO E ALIENAÇÃO

        Os filósofos defende que a educação é um processo cultural e histórico, que humaniza e socializa o homem dentro de suas condições e dimensões.

        A alienação e ideologia refletem nos resultados, objetivos de uma educação focada na emancipação.

        A ideologia é uma teoria ou um conjunto de idéias, opiniões, crenças, com uma organização sistemática dos conhecimentos que visa as discursões de normas estabelecidas a partir de valores. A escola não pode de defender da ideologia, pois encontra-se dentro e fora dela e é estabelecida de várias maneiras.

        A alienação, segundo Paulo Freire é causada pela ideologia, o ser humano ao se alienar deixa de ser o centro ou referência de si mesmo, o alienado não é capaz de ter objetivos próprios de compreender a realidade ou ser dono de si mesmo. O papel da filosofia dentro da educação é importante para romper estas estruturas que justifica e fortalece as formas de dominação da ideologia, partindo para o progresso de emancipação mais vantajosa e real.

        A educação em sua forma de ensino pedagógicos em parte ensina e fortalece a ideologia sendo base para a formação de seres alienados trabalhando suas atividades intelectuais, sociais, culturais e políticas sempre em prol da classe dominante dificultando a transformação de uma sociedade na construção da liberdade e da desigualdade social.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com