TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios sobre o filme: O Nome da Rosa

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  8.050 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Quais os motivos da restrição ao acesso à obra de Aristóteles?

R.: Nas obras, havia muitas coisas que iam contra ou discordava da doutrina da igreja, e por serem comedias , o ato de rir era pecado. E Aristóteles que era “sábio” causava esse efeito de poder talvez contradizer os ensinamentos cristãos.

  1. Escolha uma cena do filme, associe com um filósofo medieval e explique a relação entre eles.

R.: Um ponto que fica bem claro no filme em diversas cenas é a maneira em que o monge Francisco William de Baskerville pensa como Aristóteles, mostrando ser alguém que procura agir e pensar com racionalidade, usando os próprios princípios lógicos propostos pelo filosofo.

Em alguns momentos do filme é possível ver isso, em dado momento Baskerville e Adso conversam que não se pode se influenciar por boatos irracionais sobre o anticristo. Logo, é possível ver ele valorizando a racionalidade em não acreditar nos boatos antes que ele mesmo comprove se é verdadeiro, e procura de alguma forma, através de pesquisas profundas para conseguir provas  e assim chegar numa verdade.

  1. Quais foram as principais características do teocentrismo (Deus como centro do debate na idade média que tornou a filosofia serva da teologia e impulsionou a "santa inquisição")?

R.: Na Idade Média, as pessoas tinham em mente Deus como o centro do universo, a igreja católica exerceu grande influência quando se tratou do papel politico na sociedade medieval, pois não se podia contrariar as verdades reveladas por Deus aos seres humanos ou não crer nas escrituras sagradas da Igreja, porque vivendo de acordo com a fé era a única maneira de se ter a salvação.

A Filosofia não foi escrava da teologia, pois foi apenas um jeito de formular uma nova forma de pensar.

  1. O que foi a patrística e qual o papel de Santo Agostinho nesse período?

R.: Patrística foi uma corrente e um período em que os padres começaram a fazer uso da filosofia de forma a levar a reflexão teológica, dando explicações ontológicas e logicas para defender a existência de um Deus uno e unipotente e também buscando entender o formato e explicação da fé cristã.

Santo Agostinho foi um reformulador da filosofia patrística já que explorou temas que iam além de questões do platonismo cristão e buscou na razão uma justificativa para a fé.

Explorou o livro arbitro, escreveu a doutrina do pecado original e a teoria da guerra justa, etc.

  1. O que foi a escolástica e qual a contribuição de São Tomás de Aquino?

R.: Foi uma corrente filosófica que surgiu na Europa da Idade Média. Este período caracteriza-se com o nome de escolástica pois era a filosofia ensinada nas escolas cuja finalidade era tentar uma ampliação da filosofia aos mistérios da fé.

São Tomás de Aquino realizou uma releitura da obra de Aristóteles dentro de um ponto de vista cristão, tentando dispor de razão e fé, e afirmava que não existia contradição entre elas, pois vinham de um mesmo Deus.

Eles também dividiu o conhecimento em dois tipos, sobrenatural sendo aquele ensinado pela fé e o natural seria aquele que provia de razão a partir de teoremas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com