TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFANDO DA MITOLOGIA À FILOSOFIA

Por:   •  24/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

FILOSOFANDO

DA MITOLOGIA À FILOSOFIA

Nascida na Grécia a Filosofia foi ganhando seu espaço pelo mundo.

[pic 1]

P

or volta do século VI a.C a civilização grega explicava acontecimentos do cotidiano, como por exemplo: os fenômenos da natureza, através das suas crenças e culturas. Naquela época o pensamento racional nem sempre era favorecido, pois os “governantes” divinos eram influenciadores e faziam com que o povo acreditasse em elementos superiores, como deuses, seres sobrenaturais, entre outros, e suas explicações para os diversos acontecimentos eram baseados em contos misteriosos e fabulosos.

Esses pensamentos místicos foram perdendo o valor gradativamente, fazendo com que os gregos fossem em busca de explicações mais seguras e racionais, capaz de ser explicado com mais sentido e lógica. A partir desse confronto entre mito e razão surge à ciência, A FILOSOFIA.

AS NAVEGAÇÕES E O SURGIMENTO DE OUTRAS CIÊNCIAS

Porque as navegações foram de suma importância para a filosofia?

O

[pic 2] comércio foi um dos fatores que contribuiu para o surgimento da filosofia. Os gregos eram grandes empreendedores e foi através das navegações que eles descobriram um universo carregado de conhecimentos e belezas, e que as concepções imaginárias da mitologia grega não eram verdadeiras (concluíram que os mares não eram moradia de monstros, como diziam os deuses). Com isso podemos afirmar que não só os gregos favoreceram para o desenvolvimento da filosofia, mas também foi com a relação entre eles e outros povos, como

por exemplo: os egípcios, os persas, os fenícios e os babilônicos que foram grandes influenciadores para a origem dela. Foi trocando experiências que os gregos aprenderam a medir terras criando assim a aritmética e a geometria; dos babilônios a astronomia e meteorologia; dos persas a historia; dos rituais religiosos e de purificação da alma, desenvolvida, sobretudo, entre os orientais, os gregos fizeram nascer a psicologia. Não é atoa que a filosofia é considerada como a mãe de todas as ciências. Ela influencia, modifica e contribui para a evolução da humanidade até os dias de hoje, ela que conduz o ser humano a ter um pensamento mais racional, crítico, que auxilia na construção de uma visão mais ampla do mundo.

O MITO DAS CARVENAS

Um grande passo para evolução humana.

[pic 3]

O

 mito da caverna foi uma grande representação de Platão para tentar esclarecer tamanha ignorância dos seres humanos e o verdadeiro significado da realidade baseada na razão, uma vez em que naquela época eles acreditavam em um mundo baseado de ficções. Pode-se dizer que atualmente o mito da caverna se faz presente no nosso cotidiano e foi um grande passo para a evolução da humanidade, onde passaram a ter um poder de reflexão mais crítico e ir em busca de conhecimentos.

[pic 4]Por outro lado algumas pessoas ainda são aprisionadas e vitimas dessa ignorância, principalmente quando são manipuladas pelas redes de comunicações, onde por muitas vezes são transmitidas informações falsas e não se preocupam em ir atrás racidade dos fatos.

EQUIPE:

Ana Karoline dos Santos Marques Menezes

Alane Larissa de Lima Sá

Erivaldo de Souza Almeida

Katiana Diniz Marques de Sá

Ligiane Batista Silva

Ricardo Mira Nunes

Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação

Professor: Rafael

Referencias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (272.6 Kb)   docx (288.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com