TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  8.803 Visualizações

Página 1 de 4

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação

O autor Luckesi ao abordar o tema educação e sociedade, começa uma discussão sobre qual seria o verdadeiro sentido da educação para a sociedade, apontando assim três tendências filosófico-políticas que ajudariam a entender qual seria o verdadeiro sentido da educação para a sociedade. Sendo elas: Educação com redenção, educação como reprodução e educação como meio de transformação para a sociedade.

A educação como reprodução, é uma tendência não – critica que concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e sobrevive num todo harmonioso, ou seja, a sociedade está naturalmente composta com todos os seus elementos, o que importa, pois é manter e conservar a sociedade, integrando os indivíduos no todo social já existente. A educação seria assim uma instancia quase que exterior à sociedade, pois de fora dela, contribui para o seu ordenamento e equilíbrio permanente, interferindo diretamente na sociedade de forma absoluta curando-a de todas as suas mazelas.

É citado como defensor dessa tendência o autor Comênio, com a sua obra, Didática Magna: tratado de Arte Universal, que deixa claro o seu entendimento sobre o a finalidade da educação a comparando com um fato histórico: o mundo foi criado bom e harmônico por Deus, mais através de adão e Eva foi introduzido o desequilíbrio no mundo, mais Deus mandou Cristo para trazer a salvação para os seres humanos dando-lhes a oportunidade de retornar o equilíbrio e harmonia de antes.

Para Comênio a educação seria redentora das mazelas da sociedade, porém para ele, essa redenção só poderia acontecer através da educação de crianças e jovens, não crendo assim na possibilidade de reequilibrar a sociedade através dos adultos.

A segunda tendência, educação como reprodução da sociedade, afirma que a educação faz, integralmente, parte da sociedade e a reproduz, entendendo que a educação é uma instância dentro da sociedade exclusivamente ao seu serviço. A interpretação da educação como reprodutora da sociedade, entende-se por seus determinados condicionamentos; econômicos, social e político.

Em Ideologia e aparelhos Ideológicos de Althusser faz parte de pressupostas Marxista, Althusser estudou o papel da escola como um dos aparelhos do estado, segundo ele a escola é um instrumento criado pela sociedade, para reproduzir ideologias, conduzir a aprendizagem do saber com os interesses ideológicos do Estado. Althusser aborda a reprodução cultural da sociedade e também cita abordagens que não há condições de continuar produzir sem a entrada da matéria-prima e sem reprodução técnica da produção. No entanto, a produção de bens materiais e sua reprodução não se realizam sem outro elemento básico: a força do trabalho como qualquer elemento exige também a sua reprodução e como isso acontece? A força de trabalho possui duas vertentes; uma biológica e outra cultural. O extinto termo proletário, a prole (conjunto de filhos) multiplica o pai (força de trabalho). O ponto de vista capitalista sustenta a reprodução biológica pelo salário. Já do ponto de vista cultural a força do trabalho deve manifestar competência no exercício das atividades que garantem a produção.

Então como se atua a escola? Segundo Althusser, a sua ação opera em dois sentidos, diversos e complementares; de um lado vai-se mais ou menos longe nos estudos, aprende-se a ler, escrever e contar e só algumas técnicas. Do outro lado ao mesmo tempo em que ensina estas técnicas e estes conhecimentos, a escola ensina também “as regras” dos bons costumes, isto é o comportamento de alguns costumes, ensina também o bem falar e a redigir bem, o que significa exatamente para os futuros capitalistas.

O autor também remata que a escola deveria então trabalhar nos dois sentidos, todavia, numa primeira visão parece que a prática escolar no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com