TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE 1

Aluna: Angélica C. L. Perez

Turma: 11/2014

FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O conceito de filosofia modificou-se ao longo da história. Explique tais transformações.

R: No decorrer da Idade Medieval, por exemplo, a filosofia esteve atrelada ao poder ideológico da Igreja, cujo domínio intelectual servia à legitimação dos dogmas cristãos. Na Idade Moderna, entretanto, movimentos de contestação da doutrina e da autoridade católica, como o Humanismo, o Renascimento, as Revoluções Burguesas etc., reavivaram o caráter autônomo e racional da filosofia, buscando uma compreensão de mundo menos teocêntrica1. Já na atualidade, é comum conceber a filosofia como um movimento de pensamento que investiga a relação entre a sociedade, a cultura, e os conhecimentos científicos, a fim de depreender as influências políticas, econômicas e culturais que sustentam os interesses das classes dominantes.

2. Explique a relação entre a linguagem, o trabalho e a cultura no processo de formação do homem e da sociedade.

R: o convívio social produz a linguagem, um sistema que surgiu em meio à necessidade de comunicação entre os indivíduos da mesma espécie, mas que exigiu do homem muito mais que a criação de sons particulares. A sistematização da linguagem oral e escrita é um fenômeno social, que possibilita a difusão da cultura, ou seja, a propagação de valores, normas, saberes e práticas, representando um salto qualitativo na transformação do homem e na formação da sociedade Simultânea e gradativamente, o homem cria instrumentos de trabalho: utiliza a pedra (lascada, polida) como utensílio de corte; aprende a desenvolver e utilizar o fogo; cria o arco e a flecha e outros instrumentos; domestica animais e inicia o cultivo da terra (agricultura), etc. Contudo, tal evolução do trabalho humano, vinculada à vida social e ao desenvolvimento da linguagem, só pode ser explicada mediante o desenvolvimento do pensamento O processo de desenvolvimento humano foi principiado no decorrer da evolução da espécie humana. A diferença é que os bebês atuais, ao ingressarem na vida social, têm a sua disposição uma herança cultural incalculável, o que lhes permite evoluir com significativa rapidez. Isso evidencia a importância da cultura no processo de desenvolvimento humano.

3. Diferencie e cite exemplos de cultura de massa, cultura popular e cultura erudita.

R: Cultura de massa: essa cultura visa sempre obter lucros, para isso usa os meios de comunicação para nos induzir a sempre estar gastando, por exemplo, para vender um tênis infantil usam uma propaganda que chama tanto a atenção de uma criança que acabamos comprando o tênis de tanto a criança pedir, sendo que muitas vezes um tênis com a mesma qualidade tem o preço bem mais baixo, mas pelo simples fato de não ter passado na propagando a criança não aceita outro no lugar.

Cultura popular: essa cultura varia de região para região, pois esse tipo de cultura é transmitido de geração para geração através das experiências históricas, por exemplo, existe região que tem o costume de tomar chimarrão e isso vai se passando de pai para filho.  

Cultura erudita: essa cultura vem dos estudos acadêmicos, pois é algo que foi estudado e comprovado, essa cultura nos permite a exercer nosso sentimento, comportamento e principalmente nosso pensamento, por exemplo, a escola é um lugar que praticamos a cultura erudita.

 

4. Argumente sobre as principais ideias de Marx e Engels.

R: Para Marx foi o trabalho que pontencializou o desenvolvimento do pensamento do homem

5. O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.

R: Tecnocracia é o domínio da técnica, onde podemos dizer que se resolve muitas coisas, mas também atrapalha outras, por exemplo, já pensou se a maquina começar a substituir o homem em tudo e dai como ficaria o desemprego como o homem iria fazer para se sustentar e sustentar sua familia  

6. Diferencie ideologia e alienação, exemplificando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (226.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com