TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia de Filosofia

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

FISIOLOGIA

Nome: Bruno Pires

RA: 1921519474

1. Resposta

No paciente 1, se percebe que a 1ª amostra , indica que a sua Glicemia em jejum se encontra dentro dos valores de referência. Após 2 horas  de uma carga de Glicose bem alta a 2ª amostra, indica que a sua Glicemia está normal pois se mantem dentro do valores de referencia, mostrando assim que o seu pâncreas está trabalhando corretamente,  e que a regulação do metabolismo da glicose que é feita por dois hormônios, a insulina e o glucagon estão  mantendo a homeostase de glicose no sangue.

No paciente 2, se percebe que a 1ª amostra  indica que a sua glicemia em jejum que está em 157mg/ dL, portanto não se enquandra dentro dos valores de referência, assim poderia ser uma sugestiva de hiperglicemia. No entanto levando em conta o resultado da  a 2ª amostra da ingesta de Glicose após 2 horas, podemos constatar que a sua  Glicemia aumentou de novo, portanto isso pode indicar um paciente diabético.

E estas alterações glicêmicas, podem ser explicadas fisiologicamente por levarmos em conta que o paciente é sugestivo de tolerância reduzida à glicose, ou seja o corpo não conseguiu manter a homeostasia glicêmica num nivel normal porque a  insulina não provocou a diminuição da concentração sanguínea de glicose.

Lembrando que a  insulina, é um hormônio  necessário para controlar a quantidade de glicose (açúcar) no sangue e ela é normalmente produzida pelo pâncreas para levar então a glicose da corrente sanguínea para dentro das células, onde ela é quebrada para produzir energia, mas portadores de diabetes, isto não ocorre se for o caso do tipo1 , e se for tipo 2 o organismo não produz quantidades suficientes de insulina, ou as células do organismo que não reagem adequadamente à insulina talvez pelo caso de "cansarmos" as células e assim elas falirem criando um estado de intolerância à insulina, por fatores externos com má alimentação e falta de exercicio e isso fica evidente após a 2º amostra.

A nivel celular estes processos fisiologicos passam primeiro por a glicose depois de entrar no organismo através do sangue e distibuido pelas células dos tecidos. Mas para que isso aconteça, ou seja para que a glicose penetre nos tecidos ela precisa do hormonio secretado pelo figado chamado insulina que é fabricado pelas celulas beta no pancreas. Depois de fabricadas, elam entram no sangue e serem transportadas até à menbrana desses orgãos que necessitam de glicose. Após esse processo na parte exterior destas células, na membrana celular ocorre a ligação da insulina e a abertura de canais. A glicose entra dentro da célula e depois vai ser transformada em energia e aumentar ATP( TRIFOSFATO DE ADENOSINA) o que gera mudanças nos recepetores. Isto vai dar inicio ao processo de despolarização, onde estes  receptores não vão deixar sair Potássio, fazendo com que dentro da célula fique mais positivo. Em seguida os canais independentes de Cálcio podem se abrir  e o cálcio que está do lado de fora vai entrar e vai atrair as vesiculas cheias de hormonios de insulina e liberar-la para fora. E isto tudo aconcetece quando entramos em contato com um pouco de glicose, que foi examente o caso deste paciente. Assim concluindo, podemos assim deduzir que é um resultado sugestivo de diabetes tipo 2.

No paciente 3, se percebe que a 1ª amostra , indica que a sua Glicemia em Jejum  também é sugestiva de hiperglicemia. Mas pode ser transitória, se levarmos em conta o fenomeno conhecido como "  hiperglicemia do alvorecer" que diz que

todas as pessoas de uma maneira em geral passam por essa condição, tenham ou não diabetes. Estas alterações glicêmicas, podem ser explicadas fisiologicamente, por levar em conta o processo que se dá onde o corpo produz entre 4h e 5h da manhã uma onda de hormônios todos os dias que provoca uma reação do fígado, com liberação de glicose e preparação do organismo para mais um dia de atividades. Aqui o corpo produz menos insulina e mais glucagon (hormônio hiperglicemiante  que aumenta e mantem a glicose no sangue), ele é  secretado  pelas células das ilhotas de Langerhans e que ao  contrário da insulina, promove a utilização das reservas e não o armazenamento, mas as pessoas com diabetes não têm respostas normais de insulina para regular essa onda, e a glicemia de jejum pode subir consideravelmente. Que pode muito bem ser o caso deste paciente.

Entretanto após 2 horas da ingesta de Glicose, a 2ª amostra, indica que a sua Glicemia se encontra nos limite dos  valores de referencia.  Neste caso, esta alteração glicêmica,  não é tão alarmante como no  2º paciente e então não podemos usar a mesma explicação no paciente acima mas podemos concluir que este seja um resultado sugestivo de pré- diabético, ou diabético tipo 2.

3. Resposta

A Diabetes tipo 1, é geralmente chamada de juvenil porque acomete crianças e adolescentes e concentra de 5 a 10% do total de pessoas portadoras de diabetes. Além disso, é chamada de doença autoimune, pois o sistema imunológico ataca as células beta. Dessa maneira, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o organismo. A glicose, então, não é absorvida pelas células1 e 2. Para retirar o açúcar da corrente sanguínea, os médicos habitualmente prescrevem insulina, modificação no cardápio e atividades físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com