TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia e Ensino de Filosofia

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 7

Metodologia do Ensino da Filosofia

I. Nos estudos realizados, utilizou-se muito o conceito de aprendizagem significativa. Assmann (2000) teorizou sobre o assunto, porém, utilizou outro conceito, o de aprendência. Sobre o conceito de aprendência, seria correto afirmar que:

Trata-se de um encontro entre processos cognitivos e processos vitais.

Ao discutir como educamos ou como aprendemos, Assmann (2002) vai buscar a contribuição da biociências, dessa forma, aprender não pode se reduzir a uma mera apropriação de saberes acumulados. Trata-se de um encontro entre processos cognitivos e processos vitais. (CRC, p.18)

II. A Educação e a Sociedade andam sempre em constante compasso. O professor de Filosofia tem de estar atento a esta realidade. A sociedade vem mudando nos últimos anos e desejando outro tipo de pessoa, tanto no nível de relações com o conhecimento quanto no de relações afetivas, éticas e político-sociais. Neste contexto, a Filosofia:

Pode ajudar nesse sentido, pois atua no aprimoramento do pensar e oferece oportunidades de aprender a aprender.

Pode ajudar nesse sentido, pois atua no aprimoramento do pensar e oferece oportunidades de aprender a aprender conforme postula Assmann.

III. Dentro da metodologia de ensino de filosofia para crianças, um filósofo em especial tem ocupado o lugar central nas discussões sobre o ensino da filosofia nessa modalidade. Esse filósofo é conhecido como:

Matthew Lipman.

Aos 23 anos, Lipman retornou para os Estados Unidos, onde concluiu o seu bacharelado em 1948, na Columbia University, e, após mais dois anos, concluiu o doutorado, com ressalvas, o que o levou a morar na França durante um ano, para reescrever sua tese. De volta aos Estados Unidos, trabalhou na Faculdade de Columbia durante a década de 1950. Vale ressaltar que esse momento foi determinante para o surgimento do embrião que culminou, mais tarde, na proposta do Programa de Filosofia para Crianças.

IV. De acordo com Daniel (2000), uma relação que podemos fazer entre os dois teóricos (Lipman e Dewey) diz respeito a dois conceitos, encontrando, em ambos, semelhanças, ou seja, o primeiro é um processo natural e o segundo, um processo investigativo. Esses processos seriam respectivamente:

Pensamento espontâneo e pensamento reflexivo.

a) o pensamento espontâneo trata-se da aceitação passiva dos fatos, julgamentos rápidos e afirmação não justificada, coincidindo com a concepção de Dewey, ou seja, tudo aquilo que se passa pela cabeça, imaginação, opinião não fundamentada.

b) o pensamento reflexivo trata-se de um pensamento autônomo, crítico e razoável, e para Dewey, de um exame cuidadoso, demorado, preciso. Lipman define, ainda, o pensamento reflexivo de bem pensar ou pensar de qualidade. (CRC, p. 17)

V. Para Lipman (s/d, p. 18) “sempre que investigamos, empregamos uma variedade de habilidades cognitivas [...] considerando as habilidades genéricas como sendo as habilidades de raciocínio, de investigação, de formação de conceitos e de interpretação”. Segundo Lipman, sobre as habilidades cognitivas, seria correto afirmar que:

1. As habilidades cognitivas são competências que quando desenvolvidas possibilitam um pensar de qualidade ou pensar bem;

2. Aumentam a capacidade de compreensão da realidade, na qual estão inseridas, desenvolvendo a autonomia de pensamento e a eficiência intelectual;

As habilidades cognitivas são competências que quando desenvolvidas possibilitam um pensar de qualidade ou pensar bem, aumentando, assim, a sua capacidade de compreensão da realidade, na qual estão inseridas, desenvolvendo a autonomia de pensamento e a eficiência intelectual (LIPMAN, s/d). (CRC, Unidade 2, p. 25).

VI. Voltar-se para o desenvolvimento das habilidades cognitivas não dispensa os conteúdos socialmente construídos ao longo da história da humanidade, porém, junto a ele e por meio do diálogo investigativo, há um cuidado com a ressignificação de tais conhecimentos, de busca de sentido, de posicionamento crítico e de reconstrução dos saberes acumulados pela tradição cultural. Assim, Lipman divide tais habilidades em quatro grandes grupos, que seriam:

Raciocínio, investigação, formação de conceitos e interpretação. (CRC, Unidade 2, p. 24).

VII. A importância do ensino de Filosofia, no Ensino Médio, está, dentre outros vários fatores, na possibilidade de propiciar ao aluno a condição de aprender a pensar. Dito isto, é CORRETO afirmar que:

        

A Filosofia, como uma disciplina acadêmica, firma-se como um objeto de indagação e investigação para os estudantes secundaristas.

A Filosofia, como uma disciplina acadêmica, firma-se como um objeto de indagação e investigação para os estudantes secundaristas, pois possibilita a estes alunos a formação de uma concepção de mundo inovadora e crítica da realidade a qual estão inseridos.

VIII. As habilidades cognitivas são competências que quando desenvolvidas possibilitam um pensar de qualidade ou pensar bem, aumentando, assim, a sua capacidade de compreensão da realidade, na qual estão inseridas, desenvolvendo a autonomia de pensamento e a eficiência intelectual (LIPMAN, s/d). Sobre as habilidades cognitivas a serem desenvolvidas, seria correto afirmar segundo Lipman:

1. Habilidades de Investigação: o conceito de busca, entre os quais estão presentes: medir, observar, verificar, descrever, estimar, prever etc.

2. Habilidades de formação de Conceitos: perceber relações por meio de conceitos, e fazem parte dela: fazer distinções, fazer conexões, agrupar, classificar, definir, identificar significados etc.

3. Habilidades de Tradução: as habilidades necessárias à compreensão de discursos falados ou escritos, tais como prestar atenção, interpretar criticamente, perceber implicações e suposições, parafrasear, inferir.

Todas estão corretas. (CRC, Unidade 2, p. 24).

IX. É importante lembrar que um projeto deve conter todas as informações necessárias, porém, de maneira sucinta, para que um possível leitor não se canse com a sua leitura, ou seja, devemos ser claros e objetivos, e, ainda, respeitar as orientações metodológicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com relação à elaboração de projetos, seria correto afirmar que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com