TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo de Sofia

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Baseado no filme, o processo se dá como enfoque do construtivismo, onde o aluno e os interesses de seu descobrimento é que são relevantes.

Isto é percebido, pela maneira como Sofia é desafiada a refletir sobre questões que lhe são encaminhadas por cartas e vídeos. Desta forma, ela desenvolve capacidade de se perguntar o porquê das coisas, estimulando seu raciocínio.

2 - O professor é o responsável por fazer com que Sofia desenvolva seu senso crítico, para isso, a leva a questionar detalhes simples de sua vida, abordando temas complexos através de exemplos simplificados em situações cotidianas, facilitando a compreensão dos problemas apresentados.

3 - A abordagem que o professor trabalha com Sofia, faz com que ela fique envolvida e interessada com as reflexões que lhe eram apresentadas.

Ele fazia comparações com situações cotidianas e que facilitavam a compreensão de Sofia, e isso o levava a estimular sua própria reflexão sobre os temas das correspondências enviadas.

4 - Ao utilizar de inúmeros recursos para exemplificar e ilustrar a história da filosofia, o professor é levado a ser parte deste processo construtivista, sendo reflexivo e desenvolvendo continuamente sua própria característica de transmissor de conhecimento, a partir de cada ação de Sofia para seus questionamentos.

5 - Da mesma maneira que é apresentada no filme, os profissionais de educação de hoje devem buscar uma maneira de instigar o aluno à desenvolver seu conhecimento de maneira que ele absorva o que lhe é apresentado como algo relevante e que não seja passageiro. Os profissionais devem utilizar vários recursos e métodos que façam o aluno sentir a necessidade do saber.

6 - O professor de Sofia, era tradicional, metódico, limitado em suas respostas e desenvolvia suas aulas e a disciplina de maneira enciclopédica. Knox é voltado à despertar o pensamento crítico e construtivo de Sofia, fazendo assim, com que ela tenha cada vez mais interesse em ampliar o seu conhecimento.

7 - Recursos como vídeos são métodos eficazes, desde que ele leve o aluno à pensar sobre o tema e não apresentando o resultado final de um conteúdo. Apresentar o conteúdo de uma maneira até certo ponto provocadora, induz o aluno a sentir a necessidade de saber o porquê de tais questões. O foco principal é o aprendizado do aluno de maneira a se construir o conhecimento, a metodologia instigadora que é a base do filme, traz para a atualidade uma referência de como podemos interagir com nossos alunos, fornecendo a eles a capacidade de ver, refletir, entender, compartilhar e propagar o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com