TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo de sofia

Por:   •  1/6/2015  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

O Mundo de Sofia

O filme trata as questões da filosofia com certa ordem cronológica, comçando no nascimento da filosofia com Sócrates, Platão e Aristóteles. Este resumo sobre filosofia grega já desperta a mente de Sofia. O professor Alberto aparece na vida de Sofia antes de seu aniversário de 15 anos, ele a leva em uma viagem pela história da filosofia, com ricos detalhes.

Ainda no inicio, ela fica confusa ao receber inúmeras cartas enviadas por um major, Albert Knag, que está em uma missão do exército e que até então era desconhecido, cartas estas que na verdade se destinam à sua filha, Hilde.

O filme trata da filosofia de uma forma muito autêntica.  Esta forma utilizada para passar a ideia central é ideal para aprender sobre filosofia, é uma introdução básica com grandes ensinamentos. As perguntas feitas por Alberto Knox, são questionamentos de muitas pessoas no mundo inteiro e alguns passam a vida tentando responder:

De onde viemos?

Porque estamos aqui?

Estamos vivendo em um sonho?

Pensamentos e questionamentos em geral…

As discussões entre Alberto e Sofia são extremamente amplas, desde questões extremamente antigas do homem, da sua teorização, racionalização sobre o mundo e universo em geral.

O filme é extremamente importante para o entendimento da filosofia, gostei muito por ser extremamente didático devido ao professor Alberto relatar passo-a-passo cada momento da história, cada detalhe de como pensavam os grandes filosofos, artistas e pensadores.

Uma das frases mais interessantes do Alberto é "Sócrates é possivelmente a figura mais enigmática em toda a história da filosofia. Ele nunca escreveu uma única linha."

O filme, de uma forma geral, é um pouco confuso até próximo do final, quando se conclui que Hilde é real e Sofia e Alberto são fruto da imaginação de seu pai, Albert.

Por fim, a história conlui com lições de filosofia para nossas vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com