TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONHECIMENTO COMO COMPREENSÃO DO MUNDO E COMO FUNDAMENTAÇÃO DA AÇÃO

Por:   •  13/11/2017  •  Resenha  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

CONHECIMENTO COMO COMPREENSÃO DO MUNDO E COMO FUNDAMENTAÇÃO DA AÇÃO

LUCKESI, Cipriano. Fazer Universidade: Uma proposta metodológica. 6.ed. São Paulo: Cortez, 1991, 47-59p.

              Nascido em 23 de fevereiro de 1943, em Charqueada no estado de São Paulo, Cipriano C. Luckesi tem formação bem vasta e diversa, Bacharel em Teologia pela instituição de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; sendo este Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica do Salvador; onde o mesmo também é Mestre em Ciências Sociais graduado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da UFBA (Universidade Federal da Bahia); tendo Doutorado em Educação: Filosofia e História da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Psicoterapeuta em Biossíntese, se formou no Centro de Biossíntese da Bahia, Terapeuta de formação da Dinâmica Energética do Psiquismo, que fica em Salvador na Bahia.

              No texto Conhecimento como Compreensão do Mundo e como Fundamentação da Ação: o autor Cipriano Luckesi aborda debates sobre as formas de como o conhecimento pode ajudar o ser humano a agir, se posicionar e atuar na sociedade em qualquer âmbito que o mesmo esteja integrado.

              O texto em si simboliza as atitudes e o conhecimento, segundo algumas teorias na qual, o autor mostra que a uma ligação, um laço entre a ação e o entendimento visto que os dois em 90% dos casos não podem ser separados, pois tomar uma atitude, uma ação, sabendo o que está fazendo demonstra o modo de ser do ser humano.

Realizamos nossas ações, a partir de um certo conhecimento sobre algo específico, mas ao mesmo tempo, a vivência com o mundo nos deixa frente a frente com situações que definitivamente deixarão suas marcas em nós, influenciando assim, nossas ações futuras. Esse tipo de entendimento do mundo, a partir do momento que for absorvido e compreendido, serve para facilitar e aprimorar nossas experiências de vida e isso não necessariamente é passado pela educação institucionalizada.
           

 O ser humano, por ditar suas próprias leis, tende a ver o mundo como uma coisa à parte, a qual está inserido, que costuma trazer desafios e grandes incógnitas que devem ser superadas. A partir do exercício da reflexão de buscar a enxergar, compreender e conhecer a si e ao meio que o rodeia, a humanidade se tornou capaz de influenciar e modificar esse mundo, ao passo que ele se torne um lugar mais harmonioso (ou até mesmo mais fácil), para se existir e que satisfaça suas necessidades. Diferentemente dos animais, que simplesmente vivem e se adaptam ao mundo que os é apresentado.

Todavia, o fato de desconhecermos algo, nos deixa em desvantagem em relação ao mundo, como se fossemos objetos que estivessem à deriva desse meio, oprimidos e dependentes. Portanto sermos conhecedores dos fatos que nos rodeiam, nos trazem enorme segurança e certeza em agirmos sobre esse mundo. E isso se dá a partir da compreensão teórica e prática dessas teorias em busca de resultados bem-sucedidos. É importante salientar que o conhecimento não vem de forma individual, muito menos que é adquirido totalmente nas escolas. O meio cultural, histórico e social influenciam diretamente as gerações que nele estão inseridos, trazendo à todo momento novas reflexões que proporcionam o nosso desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com