TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo de Sofia

Por:   •  7/4/2016  •  Resenha  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha sobre o livro “O mundo de Sófia”

O livro conta a história de Sofia Amundsen, uma jovem adolescente que está prestes a completar seus tão esperados 15 anos. Sófia mora com sua mãe, pois seu pai era capitão de um petroleiro e passava quase o tempo todo viajando, longe de sua família. Em um belo dia ao retornar da escola para casa, Sófia encontrou um pequeno envelope branco em sua caixa do correio, o que logo de inicio lhe pareceu muito estranho, pois nele estava escrito "Quem é você?", definido no livro como um enigma a ser decifrado por Sófia.

Este enigma, ou questionamento que deveríamos ter sobre nos mesmos e sobre nossas vidas, fez Sófia pensar dessa forma: Quem era essa garota que refletia no espelho? Será que havia uma vida após a morte? Era justo que a vida tivesse um fim? Nesse instante que Sófia refletia sobre a vida, pensava também na sua morte, e através disso sentiu intensamente que talvez um dia irá desaparecer e que precisaria entender antes disso o quanto sua vida era valiosa. Através disso, o livro trouxe algo muito interessante a se pensar, pois as pessoas esperam ficar doentes, para só assim entender o quanto a vida é agora, hoje e não amanhã.

Logo em seguida, Sófia retorna a caixa de correio de sua casa, e lá encontra mais um envelope com os seguintes dizeres: De onde vem o mundo? Sófia sabia que o mundo era apenas um pequeno planeta no meio do universo, mas seu questionamento nesse momento foi, de onde vinha o Universo? Juntamente com o envelope havia um cartão - postal, que deveria ser entregue a Hilde Moller Knag que completaria 15 anos junto com Sófia, mas o estranho de tudo, principalmente para ela, era que Sófia não teria ideia de quem seria Hilde e o qual era o sentido de todas essas cartas.

Mal sabia Sófia que todos esses questionamentos, enigmas, cartas e cartões postais não passariam de uma aula de filosofia, realizada pelo professor Alberto Knox, pai de Hilde. Estas perguntas, encontradas na caixa de correio, são capazes de fazer as pessoas esquecerem sua realidade de vida, e leva-las a refletir sobre como vivemos em uma plena aventura emocionante todos os dias. Em seu esconderijo secreto no jardim a jovem Sófia escondeu-se para refletir sobre os envelopes, pois esse era um dos seus lugares preferidos, seu paraíso particular, que era definido como o “Jardim do Éden”.

No dia seguinte, Sófia vai até sua caixa de correio novamente e encontra um grande envelope com seu nome. No verso do envelope estava escrito: “Curso de Filosofia. Maneje com cuidado.” Sófia então corre ao seu esconderijo secreto e começa a desvendar mais um mistério.

O conteúdo apresentado no envelope amarelo começa trazendo características das pessoas, seus diferentes hobbies, mostra que cada um tem preferencia em diversos tipos de assuntos, mas acaba dando mais ênfase na questão em que deveríamos nos interessar em sabem quem somos e de onde viemos. Hoje em dia é de grande importância que deveríamos procurar as respostas para nossos questionamentos e duvidas, e mais importante ainda é que precisamos e devemos saber o que outras pessoas pensaram, pois isso será útil quando precisarmos construir nossa própria imagem do mundo e da vida.

 Ao decorrer do capitulo o professor apresenta em seu material um truque de magica, onde um coelho branco é tirado de uma cartola preta, e através dessa forma o professor passa a Sófia uma ideia de que, o coelho não tem consciência de que está participando de um truque e que tudo aquilo é uma ilusão, e a diferença entre nos e que sabemos que o mundo não é de mentira e nem de ilusão, pois estamos vivendo nele, somos parte dele, temos consciência de que estamos fazendo parte de algo misterioso e gostaríamos de poder explicar como tudo funciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com