TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo de Sofia

Por:   •  13/7/2016  •  Bibliografia  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

O mundo de sofia

*Sofia era uma menina que tinha cerca de quinze anos de idade e que morava com sua mãe e seu pai porem o trabalho de seu pai o deixava ausente boa parte do tempo. Em um diabelo, quando voltava da escola, encontrou com dois pequenos envelopes brancos, não simultaneamente. Cada um deles continha uma indagação e elas levaram Sofia a refletir sobre a vida e a origem domundo. Também recebeu um cartão-postal que deveria ser entregue a uma pessoa que ela nem conhecia e a qual o nome era Hilde.

Sofia foi pensar e refletir sobre os envelopes em um esconderijo no jardim desua casa. Para ela, ele representava um mundo à parte, um paraíso particular, como o jardim do Éden mencionado na Bíblia.

A cartola

*Neste capitulo sofia recebeu uma carta escrita “ Curso de filosofia” e depois dai começou a fazer o “curso “ .

Durante o curso o filosofo usou um exemplo que achei  muito legal o do coelho:

Resumindo: um coelho branco é retirado de uma cartola, como é um coelho enorme este truque leva bilhões de anos para acontecer. O livro da um exemplo que na ponta dos pelinhos nasce todas as crianças ,mais na medida que envelhecem ,elas vão afundando para os pelos do coelho e por ali ficam acomodados mais os filósofos estão na ponta dos pelos também tentando chamar a atenção das outras pessoas para perceber oque eles percebem e sair do mundo sensível

  Isso foi muito legal porque para quem ler este capitulo com atenção e entende acaba tentando sair do mundo sensível e se questionando mais das coisas.

Os mitos

* Neste capitulo Sofia leu sobre a visão mitológica do mundo. Os mitos surgiram da necessidade do homem justificar fenômenos como o crescimento das plantas, as chuvas, os trovões, etc. Tudo que ocorria aqui na Terra estava intimamente ligado ao que acontecia no mundo dos deuses. Dessa maneira, secas, epidemias e outras coisas ruins eram reflexo de que as forças do mal triunfavam sobre as do bem e o inverso ocorria quando havia fartura e riqueza.

*Por volta de 700 a.C. Homero e Hesíodo registraram por escrito boa parte da mitologia grega. Isso foi importante, pois agora era possível questioná-la. Xenófanes foi um filósofo crítico em relação aos mitos pelo fato de seus representantes terem sido criados à imagem e semelhança das pessoas.

E.E professora Beatriz Lopes

Fichamento

Thamires Viana Dos Santos

Nº32  serie 1° turma H

São Paulo

Junho/2016

E.E professora Beatriz Lopes

 

       

           Fichamento de texto para composição

De um instrumento de avaliação (04) para Disciplina de filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (48.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com