TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento marxista

Por:   •  12/5/2018  •  Dissertação  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho e fundamental , a escola estadual diversas famílias recebem várias posições de diferentes classes sociais ...o Marx  analisou uma determinada sociedade e essa determinada sociedade e uma sociedade de acúmulo de  capital , fundamentalmente, ao visar o acúmulo de capital ela Tá bem pensa a educação como mercadoria , ao pensar nisso ,  quando se

 A partir do modo de produção que se insere a educação.

 O pensamento marxista , 

O modo de produção  capitalista 

O capitalista aquele que detém a posse dos meios de produção, detem a tecnologia da época, tem meios que pode transformar a natureza.

A outra classe de

Em só a força de trabalha , não possuem terras ..

A proposta de Marx de Marx , e de mudar a sociedade .... a educação faz parte da dinâmica da política, que reconhece que a educação deve ajudar 

O seres humanos transforma o mundo pelo trabalho .

A partir d do capitalismo a exploracao

A educação aparece na concepção de Marx de como a educação pode mudar se libertar do capital  a educação pode ajudar o homem a perceber uma via de formação mais humanização 

Ele formol ou que por meio da educação formar um ser humano novo... ,  quando se pensa na educação ela pode ajudar a potencialização do ser humano.

A história da filosofia tem demonstrado ser esta preocupação e é um dos principais problemas da filosofia. Assim, compreender a relação sujeito-objeto é compreender como o ser humano se relaciona com o ambiente, com a natureza, em suma, com a vida (Gramsci, 1991). 

Marx não via com bons olhos uma educação oferecida pelo Estado-Nação burguês, capitalista, basicamente por desacreditar no currículo que ela traria e na forma como seria ensinado. Mesmo que tenha defendido a educação compulsória em 1869, Marx opunha-se a qualquer currículo baseado em distinções de classe. Defendia a educação técnica e industrial, mas não um vocacionalismo estreito, essas idéias tiveram um impacto posterior na educação, especialmente no que diz respeito à educação tecnológica. 

Para Ghiraldelli Junior (2003), as idéias de Marx, conta-se tipicamente, a percepção do mundo social pela categoria de classes, definida pelas relações com os processo econômicos e produtivos, a crença no desenvolvimento da sociedade além da fase capitalista através de uma revolução do proletariado. Na prática, o marxismo é um comprometimento com as classes exploradas e oprimidas, e com a revolução que deverá melhorar sua situação. 

Um ponto forte do marxismo [1] como filosofia é que ela fornece uma visão da transformação social e promove uma visão da ação humana determinada a levar adiante essa transformação. Ela retrata um mundo onde as coisas não são fixas e luta por mudança. Por essas características, o marxismo, muitas vezes, tem um apelo àqueles que se vêem como oprimidos. Além disso, enfatiza um ideal de poder social para as classes menos favorecidas, dessa forma, têm um forte elo para aqueles que vivem sob regimes ou em circunstâncias que demonstram pouca preocupação com a classe mais pobre. 

No Brasil as obras de Marx começaram a ser mais divulgada depois da fundação do Partido Comunista do Brasil, isto é, a partir de 1930. Ainda nesta época o educador Paschoal Lemme considerado marxista, publica um trabalho sobre o ensino dos adultos e organiza cursos para operários no Distrito Federal. 

Neste documento pode ser visto algumas características do marxismo que o influenciava. Contudo, Lemme (1988:213), “argumentou que só algum tempo mais tarde, principalmente, a partir de 1933, influenciado pelos acontecimentos político-sociais que vinham se desenrolando no mundo e no país, é que se interessou mais de perto pelo estudo dessas questões, ou seja, as obras de Marx”. Vale salientar, os pressupostos do pensamento neoliberal estão povoando a educação nacional e disputam uma nova configuração educacional, especialmente no que diz respeito às políticas de formação profissional. 

Todavia, todo e qualquer processo relacionado com a educação é lento, o que induz a persistência e luta dos ideais, pois somente então poderá haver a concretização do saber teórico com a prática, o que será motivo de muitas contradições e ao mesmo tempo de aprendizagem, e isto, têm início em cada um de nós. 

Antigamente, a educação existia principalmente para a sobrevivência. As crianças aprendiam as habilidades necessárias para viver. Gradualmente, entretanto, as pessoas passaram a usar a educação para uma grande variedade de funções. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (277.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com