TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO MARXISTA

Por:   •  6/1/2022  •  Resenha  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Reconhecida pela portaria ministerial n º 909 de 31–07–95

Departamento de Educação/Campus II – Alagoinhas

COLEGIADO DE HISTÓRIA

Componente: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO MARXISTA

Docente: Milton Pinheiro

Discente (s): Johnson Bomfim Matos Data: 14/12/2020

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS

RESENHA

Aulas-vídeos

  1. O que é teoria e método para Marx
  2. Fundamentos do Marxismo

O professor José Paulo Netto, inicia as aulas em vídeos que está em domínio público no Youtube, afirmando ao espectadores que o que Marx nos dar é uma teoria da gênesis, conciliação, desenvolvimento e da crise da ordem burguesa, segundo o professor, é preciso definir exatamente o que se entende como teoria, buscando compreender exatamente o que Marx entendia por Teoria, que será diferente do entendimento de outros filósofos e intelectuais, pois, de acordo com o campo dos estudos os conceitos mudam radicalmente, o conceito de teoria para Marx é distinto no seu contexto filosófico.

Então para o professor, sinteticamente poderíamos definir, teoria, para Marx como a reprodução ideal do movimento do objeto real, reconstrução nos planos das ideias, para Marx as ideias e a razão não criam coisa nenhuma. Segundo o professor Marx era ateu e materialista, neste ponto ele faz uma observação, sobre a incompatibilidade de Marx com o cristianismo, cita a teologia da libertação, movimento religioso e sociológico dentro as igrejas católicas que buscar fazer um alinhamento, referencias e adequação dos ensinos de Jesus Cristo com as ideias, e teorias de Marx, segundo o professor isso é impossível, tenho os líderes da igreja católica entendido tal condição, pois o ateis é uma marca do pensamento de Marx.

O professor continua nos dizendo que segundo Marx, não existe teoria sobre aquilo que não existe ou não está em processamento, a factualidade e empiria é o ponto de partida do conhecimento, todo conhecimento se inicia a partir do fenômeno e embora a aparecia, seja importante não é a representação da essência, é necessário olhar para além da aparecia para localizar a dinâmica estrutural.

Logo, nos diz o professor é fundamental ter a integridade do objeto, logo o sujeito que irá investigar o movimento do objeto, precisará ser fiel ao objeto, tendo que apreender o objeto. Continua nos dizendo que não existe uma construção metodológica que o sujeito elabora independentemente da natureza do objeto.

Para Marx existe uma distinção clara entre método de pesquisa e técnica de pesquisa, onde o método será a relação que permite um sujeito apreender o movimento do objeto, não sendo um conjunto de regras formais, método é a relação que permitir a um determinado sujeito a compreender a dinâmica constitutiva do objeto, o sujeito aberto ao movimento do sujeito, sujeito esse que tem um conhecimento intelectual que o permita a desvendar as movimentos do objeto, assim um pesquisador não pode ser ignorante sobre os aspectos da sociedade que o rodeia. Sendo a experiencia do pesquisador fundamental para o desenvolvimento, pois, diz o professor, não basta o objeto emitir a sua luz é necessário um olho para percebe-la.

O professor continua sua aula, dizendo que o sujeito precisa ter a apropriação das concepções teóricas e quanto mais ampla a bagagem de conhecimento, mais estará o sujeito sensível ao recepção do objeto, não sendo um sujeito que recepciona o objeto sem antes, estranhar e rejeitar, assim diz o professor o que Marx nos oferece é uma teoria da sociedade burguesa, e as categorias apresentadas por Marx são traços constitutivos do movimento do objeto, assim sendo Marx não inventou, a mais valia, Marx identificou no movimento do objeto.

O conjunto de categorias que Marx nos apresenta em sua teoria, forma um arsenal de categoria extraídos da complexidade da sociedade burguesa, todavia para se estudara teoria de Marx é necessário ir além do estudo sistêmico das categorias, pois Marx não deu uma lógica, mais uma lógica do capital, anotou Lenin no exilio na Suíça.

No segundo vídeo o professor Netto, nos apresenta a teoria de Marx, começa nos dizendo que, a vida social é muito mais ampla e complexa do que as condições materiais que a propícia, a vida da sociedade burguesa é diferenciada, complexa, Marx afirma em texto que a sociedade burguesa é amais complexa já desenvolvidas pelos homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com