TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Socialização

Por:   •  2/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Processo de Socialização

A socialização é o processo de assimilação dos códigos e padrões culturais de um grupo social por parte dos diferentes indivíduos que o constituem, contribuindo para integrá-los. Este processo se inicia no nascimento e continua por toda a vida, por meio do contato permanente de uns com os outros. O ser humano também é resultado do meio social em que está inserido. Os integrantes da espécie humana não conseguem sobreviver isolados nem se desenvolver sem a interferência de um grupo na formação de sua individualidade. A relação entre os indivíduos e a sociedade em que vivem é tema de estudo da sociologia.

Agentes do processo de socialização

Os agentes de socialização são responsáveis pela implementação na prática dos mecanismos de socialização. A família, a escola e a religião são alguns dos exemplos. A partir do século XX, também os meios de comunicação de massa foram incluídos nesse grupo, em muitos casos, rivalizando com outros agentes como a família e a escola.

As instituições sociais determinam as diferentes maneiras pelas quais os indivíduos são moldados no decurso de sua socialização. Por instituições sociais entende-se o conjunto relativamente estável de padrões culturais estabelecidos coletivamente e que servem como modelo para a construção da personalidade e das ações dos indivíduos.

No sentido sociológico, instituição social não implica necessariamente numa estrutura material nem organização formal, mas, sim, em um padrão amplamente aceito de ação que tenta atender às necessidades criadas pelos agrupamentos humanos ao longo do tempo. O casamento é um exemplo de instituição social, pois é uma forma socialmente reconhecida de relacionamento entre indivíduos que supre as necessidades sociais “reprodução e construção de um ambiente de socialização primária” e apresenta caráter normativo (regras, como monogamia, idade mínima e proibição entre membros da família nuclear).

Obs.

Família – A familiar ensina as regras de convivência, tem participação ativa na educação. A familiar nuclear ou tradicional composta de pai, mãe e filhos. Importante notar que hoje temos as famílias chamadas mononuclear formadas de produções independentes ou de separações em que há a ruptura de um dos progenitores. Existem famílias chefiadas apenas por mulheres, por exemplo.

Escola – Responsável em transmitir o conhecimento, complementa o papel da família de educar e ensinar regras de convivência.

Religião – Responsável em transmitir valores. O mundo ocidental, por exemplo, é cristão e vive em uma sociedade de valores cristãos. A religião está presente em diversos espaços sociais como a família e a escola.

Mídia – Tem exercido influência na socialização com determinados comportamentos, ditando moda. Como a mídia exerce forte influência sobre a pessoa, consequentemente influencia a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com