TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIENCIA ESTAGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA

Por:   •  3/11/2018  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A PRÁXIS.

Lucas da Silva Sousa – Graduação/UECE[1]

        A base sólida desta experiência se da pelo exercício de estagiário e professor temporário, em ambas escola públicas periféricas. Se colocar em questão a priori sobre o contexto social na qual nós professores estamos inseridos, e posteriormente o contexto educacional. Dificuldades estruturais é uma realidade muito bem vivida no contexto destas escolas, mas há algo mais essencial do que se trabalhar se não o estudo, mas as pessoas. Do que adiantaria falar de inúmeros temas quando a realidade é a fome que entristece a barriga, do que vestir, da higiene intima, do material escolar básica? Eis uma preocupação que aflige a realidade. Sem contar os casos de desmaios, de agressões físicas, de agressões verbais, e outras situações vivenciadas dia a dia na escola.

        Diante desta realidade acima citada, como nós professores/educadores conseguimos chegar numa sala de aula e fingir que esta realidade não existe? Alguns dizem que nós não podemos resolver tudo, se fossemos resolver teríamos que ser: educador (pai e mãe), psicólogos, assistentes sociais, e outros cargos dependendo da situação. Mas ultrapassando essa barreira um pouco sentimental de minha parte. Deter-se a prática educacional do ensino em filosofia, se faz com outras dificuldades como por exemplo, o ensino por profissionais não especializados para tal finalidade, e a carga horária insuficiente para o exercício da aula completa sobre o assunto.

        Precisando neste momento uma sólida formação dos acadêmicos a esta situação, e a dedicação das universidades de expandi o estudo sobre a Metodologia do Ensino de Filosofia, uma apresentação das metodologias existente para que seja ímpar o ensino. O renomado filosofo e educador Silvio Gallo na introdução do seu livro: “Metodologia do ensino de filosofia”, ele ressalta que após concluir sua licenciatura e pô-la em prática sentiu um despreparo, não pela formação filosófica, mas pela formação metodológica para ensino de filosofia no ensino médio, daí surgiu o interesse por esse problema filosófico.

Palavras-Chaves: Estágio Supervisionado; Prática Educativa; Formação Educativa; Formação Prática em ensino.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com