TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.774 Palavras (12 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE

FERNANDA ALCANTARA DA HORA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Ilhéus

2016

FERNANDA ALCANTARA DA HORA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Patrícia Cristina Ambrósio

Tutor de sala: Cláudia de Souza Ribeiro

Ilhéus

2016


 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

O estágio na educação infantil oferece ao estudante uma previa experiência da prática em sala de aula, através da observação o acadêmico entende que o estágio é o momento onde se tem a oportunidade de vivência a pratica em sala de aula e destaca as observações contribuindo para um melhor aprendizado e ter uma concepção necessária para uma caminhada profissional.

        O estágio supervisionado é uma formação necessária do profissional para poder se adequar no mercado de trabalho e também uma oportunidade de ver tudo que aprendemos em sala de aula, e de pensar quais teorias e práticas vamos escolher para o nosso futuro.

        Para uma formação ser qualificada, o profissional deve desenvolver seu trabalho no estágio supervisionado com eficiência e responsabilidade, verificando o contexto da Educação Infantil, e observando a forma como as crianças se relacionam entre si e com os adultos com os quais convivem.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio supervisionado em educação infantil, tendo como orientadora Valéria santos Pinheiro, foi concretizado na Escola de Educação Infantil Eva Santos, situada na cidade de Uruçuca que atende as crianças da Educação Infantil.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio é parte integrante  do curso,de pedagogia onde saimos do teorico e partimos para o contato presencial, é de observação no campo, este, é muito importante porque podemos conhecer experiencias que nunca vivemos antes, e que se não tivessemos esse momento, ao final quando pegassemos a primeira turma sem expereincia, só com o que vimos em sala que não é suficiente para assumirmos uma aula e lidarmos com uma turma de vinte crianças ou mais  crianças, por isso é necessario que vivemos esse tipo de experiencia antes da conclusão do curso,  porque assim com a vivencia em sala de aula podemos garantir se realmente queremos ou não continuar nesta profissão.

O estagio contribui muito para a minha nova profissão, por ver aquela turma de crianças retribuindo com carinho, aquilo que a professora faz com tanto esforço, aprendir que vale  muito a pena investir em uma profissão prazerosa que é trabalhar brincando e se divertindo com ceianças mesmo quando o assunto é serio.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

A Creche Municipal  Eva Santos informou que possui o Projeto Político Pedagógico (PPP), atualizado sendo criado no ano de 2016, foi contituida na data de 18 de Outubro de 2009, foi fundada pelo ex. gestor Dilson Argolo, olhando a necessidade das mães. A instituição localiza- no Sul da Bahia no endereço, Rua Nossa Senhora de Fatima Serra Grande distrito de Uruçuca  e atende uma demanda de 178 alunos dividido entre dois turnos  matutino e vespertino, as crianças atendidas tem entre 2,5 anos à 5 anos. Sendo que o horário pela manhã é das 7:30 hs as 11:30hs e pela tarde é de 13:00hs as 16:30, porém existe duas turmas integral. A maioria dos alunos moram em zona rural e dependem de transporte escolar oferecido pela prefeitura

Para o desenvolvimento do trabalho pedagógico a escola disponibiliza som, 1  notebook e  também oferece materiais didáticos como papel ofício, giz e pincel, massa de modelar, e.v.a, tinta guache, jogos educativos.

        As aulas planejadas acontecem de duas maneiras. Há o planejamento quinzenal no qual os professores elaboram suas aulas da semana, e o planejamento que acontece nos sábados pedagógicos para discutir o que vai planejar.

A maioria dos alunos é de origem humilde, a instituição prioriza a interação entre creche e familia no sentido de fazer com quer os pais acompanhem de forma permanente a vida escolar dos filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (477.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com