TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE”

Por:   •  14/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DO FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE”

O filme "Escritores da Liberdade” aborda de maneira comovente os desafios da educação, em especial num contexto socioeconômico problemático. A história acontece em uma escola onde há um grande conflito social e étnico entre os alunos, já que são obrigados a manter uma convivência nesse pequeno espaço. 

Chega então à escola a professora Erin, uma professora cheia de ideais e sonhos, e logo recebe um grande desafio: dar aula de literatura e língua inglesa para turma que era vista como a pior de todas. Composta por alunos “difíceis” com um histórico de vida triste, que viviam em conflitos e com uma família desestruturada. A maioria dos alunos de tal sala vivia em situação de risco social, sendo que alguns estavam lá apenas como alternativa ao reformatório.

Os alunos desta turma estavam conformados com suas condições, viviam sem se importar com os outros, nem com eles mesmos. Eram preconceituosos e não respeitavam a diversidade, a pluralidade de pessoas, etnias, enfim, qualquer atitude era motivo para desavenças. Não havia um estímulo da escola, pois as salas eram desarrumadas e sujas e sem material adequado, eles não tinham um espaço digno.

Erin então resolve dar início a uma trajetória onde procura caminhos alternativos com o objetivo de promover mais sensibilidade em seus alunos. O trabalho desta professora foi muito além da sala de aula. Ela possibilitou que seus alunos tivessem outras perspectivas de mundo, por exemplo, visitando o museu do holocausto, possibilitando aos jovens conhecer os efeitos traumáticos da 2ª. Guerra Mundial

Inspirada no livro “O diário de Anne Frank”, que despertou grande interesse nos alunos, a Sra. G (como era chamada pelos alunos) solicitou que cada um escrevesse diariamente em um caderno, não como forma de avaliação, mas sim como um modo de fazer cada um deles pudesse expressar seus sentimentos, medos, e relatar sua realidade. Através da leitura e escrita, eles puderam comparar seus problemas, percebendo assim que não eram os únicos com dificuldades.

A professora mostrou aos seus alunos que não importava o passado eles podiam no presente lutar para que o futuro fosse diferente. O método de ensino e a empatia de Erin resultaram, não só no sucesso acadêmico dos alunos, mas também na mudança de perspectiva de vida de cada um deles.

O filme enfatiza a importância do papel do professor no meio em que atua. A ação pedagógica da professora é inovadora, pois desperta a motivação dos alunos para expressar seus sentimentos, ler, pensar, escrever, e mudar a partir do reconhecimento de que eles são capazes. Ela os transformou, moldou, utilizando a criatividade e o amor, e desenvolveu um papel semelhante ao de um assistente social, onde se preocupa com o bem estar do indivíduo na sociedade.

ANÁLISE: FILME “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS” E DOCUMENTÁRIO “PROFESSOR DE ESPANTOS”

O filme sociedade dos poetas mortos é um drama vivido em um colégio conservador Welton Academy de segundo grau, que aplica um ensino muito rígido e está preocupada em ensinar, e não em fazer o aluno aprender a pensar.  A escola tinha o orgulho e em ser referência preparatória para a formação acadêmica dos seus alunos. O novo professor Keating de Literatura é convidado para ensinar na perspectiva de manter o regime ortodoxo, mas sua chegada mexeu com as estruturas da instituição, pois sua metodologia não se enquadra aos padrões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com