TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gattaca

Por:   •  31/7/2017  •  Resenha  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – DFCH

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA

SEMINÁRIO FILÓSOFICO III

PROFESSOR JOSÉ FÁBIO ALBURQUERQUE

JAQUISSOM AGUIAR GUIMARÃES

Gattaca - A Experiência Genética.

Título original: Gattaca.

Direção: Andrew Niccol.

EUA, 1997.

Com Ethan Hawke, Uma Thurman, Jude Law, Loren Dean, Alan Arkin, Gore Vidal e Ernest Borgnine.

O que é engenharia genética senão uma cirurgia plástica preventiva? Com o sequenciamento do genoma humano que demorou mais de 23 anos para ser completado em etapas experimentais, o homem deu um grande salto na descoberta da maioria das funções dos genes do corpo humano. Embora ainda não são conhecidas todas essas funções, o avanço é sem dúvida um passo na prevenção e cura de diversas doenças com raízes genéticas. Considerando que todas as coisas têm uma dupla identidade, o sequenciamento do genoma humano também abre possibilidades para o uso indesejado desse conhecimento genético.

Nessa perspectiva, tem-se o contexto do filme Gattaca – a experiência genética, de Andrew Niccol. Esse filme propõe uma reflexão ímpar sobre os rumos que a engenharia genética pode tomar em uma sociedade cada vez mais tecnológica e seus impactos, o que leva a perguntas de cunho filosófico, ético, bioético, etc. Ambientado em futuro não muito distante, Gattaca apresenta uma espécie de sociedade em que o Estado tem menos poder do que as grandes corporações. Acrescenta-se a isso que a manipulação genética é uma forma de atestado para que as pessoas com um “alto padrão genético” consigam os melhores empregos e salários, criando-se assim uma nova forma de preconceito e hierarquia social, a qual é inteiramente legitimada pela ciência.

Assim, aos pais é dada a oportunidade de terem seus filhos geneticamente modificados com o intuito de que eles galguem melhores posições numa sociedade em que quanto melhores as condições genéticas, melhor para o indivíduo. Então, os filhos concebidos naturalmente geralmente não possuem o quadro genético desejado e ocupam posições menos desejadas nessa sociedade enquanto os manipulados geneticamente ocupam a nata da sociedade. Gattaca é o nome do filme e é também o nome de uma corporação aeroespacial poderosíssima que tem o objetivo de formar e treinar astronautas para missões espaciais; obviamente que somente os geneticamente aptos podem ser astronautas.

O interessante é que o próprio nome da corporação e do filme remete às bases nitrogenadas que formam o DNA: guanina (G), adenina (A), timina (T) e citosina (C). E é exatamente dentro dessa temática que o enredo do filme se desenrola. Vincent (Ethan Hawke) e Anton (Loren Dean) são dois irmãos concebidos: um de forma natural e outro geneticamente manipulado. Este (o válido) se torna um bem sucedido homem na sociedade, enquanto aquele (o inválido) já quando nasce tem seu DNA examinado e é prevista data de sua morte, além de vários outros problemas de saúde, como visão defasada e problemas no coração. No entanto, seu sonho é se tornar astronauta.

Entra em cena então o tráfico de identidades, em que um válido, Jerome (Jude Law), que sofreu um acidente e não pode mais usufruir de sua vida, vende seu material genético, para que Vincent se passe por ele e assim consiga galgar posições em Gattaca e ter seu sonho realizado: o de ser astronauta e ir para uma missão espacial. Alerta de spoiler! Conclusivamente, Vincent se passa por Jerome durante todo o filme e volta e meia são mostradas cenas de suspense em que parecem que Vincent vai ser capturado e preso. Todavia, no final do filme, em momentos antes de Vincent embarcar para sua missão, ele conversa com Jerome e este diz que deixou tudo preparado para quando ele voltar, que Vincent não iria mais precisar dele. Jerome deixou armazenado todo tipo de material genético (sangue, urina, células mortas da pele, fios de cabelo, etc.) de que Vincent precisaria quando voltar de sua missão espacial. Jerome então se mata numa caldeira tendo seu corpo carbonizado para que não ficasse indícios de sua existência material daquele corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (299.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com