TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL

Por:   •  21/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

Profissão e efeitos de sua conduta

A profissão além de dar valor para o individuo o representa moralmente e socialmente, o leva a autorrealização. Como exemplo expressivo é importante citar a profissão contábil que tem a finalidade de registrar e controlar as mutações patrimoniais bem como fornecer informações contábeis importantes para a tomada de decisão e documentação histórica. Quem se presta à contabilidade tem deveres com o desenvolvimento racional das células sociais como também da pesquisa, ensino e econômica na sociedade, tais tarefas requer uma consciência profissional que norteie suas atividades por tamanha responsabilidade.

É através da profissão que a pessoa consegue ajudar a outra, tendo como consequência além de dignidade e autorrealização, uma melhora financeira.

As profissões liberais são de grande valor social diante das necessidades humanas. Nesse sentido a contabilidade sobressai por cuidar das empresas e instituições e produzir informações relevantes acerca da atuação do patrimônio. Assim sendo, umas  das maiores atribuições da contabilidade é a consciência de que produzir um trabalho eficaz contribui para o crescimento econômico de um país, uma vez que no preservar a saúde das empresas e instituições, mantém também a riqueza social, percebe-se aí que tal ofício tem utilidade ampla, e de acordo com o interesse de todos. O papel do profissional contábil é fornecer informações contábeis tão uteis ao governo, acionistas, investidores e aos demais usuários.

Por ser indispensável a assessoria contábil para as células sociais, a responsabilidade e os deveres desse profissional são notáveis, bem como a dignidade do exercício. Quanto maior a utilidade maior a responsabilidade e consequentemente a oportunidade de galgar uma posição elevada através do seu valor pessoal obtido com o exercício da profissão, quando o profissional conduz sua atividade com ética isso lhe é retribuído com notoriedade trazendo benefícios bilaterais, nessas relações requer a preservação de uma conduta de acordo com os princípios éticos específicos, contudo, hoje se analisa a necessidade de uma conduta de aspecto global, mesmo em culturas diferente.

A profissão apresenta uma relação entre necessidade e utilidade, o profissional se beneficia da profissão assim como quem utiliza seus serviços, desse modo os contabilistas têm a oportunidade de mostrarem toda a capacidade e construir sua credibilidade, entretanto, tal valor profissional dever ser adicionado com um valor ético para que de fato exista virtude, pois mesmo tendo demasiada utilidade, determinada atividade pode não possuir uma conduta ética e desencadear a desmoralização desse profissional. Nem sempre a utilidade é sinal de uma conduta correta.

Muitos afirmam que especialização demais afasta socialmente o profissional, outros o contrário, que a especialização traz benefícios e maior utilidade, não obstante, uma cultura geral a vida é percebida em um maior grau além de ajudar a compreender a própria especialização. Quando se possui uma visão ampla consequentemente terá maior qualidade de trabalho, a medida que o profissional aumenta sua cultura, dessa forma o valor da sua atividade tende a aumentar proporcionalmente. Isso é notável, sobretudo, em áreas afins, como por exemplo, um contador que possui conhecimento em administração, economia e direito tem muito mais chance de sucesso do que aquele que se limita apenas à área contábil.

Deveres profissionais

Os deveres éticos se traduzem como sendo as capacidades indispensáveis para o sucesso profissional. A finalidade do exercício da profissão é a prestação de sua utilidade a outros, dessa forma a satisfação da necessidade dos usuários passa a ser uma obrigação profissional com uma conduta seguida por deveres na execução de sua atividade.

Quando optamos por uma carreira devemos refletir se realmente a tarefa pertinente é o que desejamos fazer e se temos a devida vocação, pois uma vez escolhida temos o compromisso na qualidade da sua realização. Portanto não basta escolher uma profissão, é preciso ter uma ligação com a mesma, pois daí sucede o compromisso do completo conhecimento com a carreira escolhida.

A profissão não deve ser apenas um meio de sobreviver, mas de viver pela vida que ela propicia acreditando no seu verdadeiro propósito. Desse modo o dever se apresenta como algo capaz de proporciona o bem estar. Assim o exercício da profissão necessita do pleno conhecimento e total domínio sobre a tarefa, além da busca constante de seu aperfeiçoamento, esse tonar-se um dever do profissional, posto que um trabalho mal realizado pode trazer sérios danos e prejuízos a seus usuários.

A eficácia se dá quando a necessidade do cliente é suprida pelo conhecimento na execução da atividade profissional, como consequência o êxito tonar-se natural, quando além das competências cientifica, tecnológica e artística também se aplica aquela relativa às virtudes do ser, nas quais o zelo e a excelência dos serviços são priorizadas. Dessa maneira se estabelece um propósito de confiança mútua; profissional e cliente.

Contudo, existe uma tendência em primeiro atendermos as nossas necessidades e só depois pensar nos terceiros e posteriormente na sociedade, porem no exercício profissional a reflexão para o coletivo merece maior ênfase, visto que trabalhamos sempre em prol de outros, por isso a profissão justifica-se. Ser egoísta na atuação profissional é estar fadado ao fracasso.

A presença da filosofia e da ética no contexto profissional

A fim de busca uma sociedade mais justa e digna atualmente as empresas têm se preocupado cada vez mais em resgatar valores éticos, tanto internamente quanto nas relações com a sociedade em que estão inseridas. Contudo, muitas vezes a suplica pela ética existe apenas nas palavras e não na prática do dia a dia. A possibilidade de uma real presença da ética origina-se da reflexão filosófica. Entende-se por reflexão um retorno, olhar de um jeito de diferente, tomar distancia e olhar o todo.

A filosofia se expressa como uma busca permanente e amorosa de saber cada vez maior. O tipo de reflexão que a filosofia propõe está ligada a buscar pela sabedoria, ir além do que todos pensam e acreditam, adotar uma postura critica, refletir sobre o pensamento e comportamento coletivos, buscar uma visão tridimensional; ver claro, ver fundo e ver largo. Para isso é preciso enxergar os diferentes pontos de vista, pois a realidade é multifacetada e só é contemplada quando assumimos uma atitude critica, em tal postura encontra-se um anseio de ampliar o nosso conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com