TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA UNIVERSAL -NACIONALISMO EXTREMO - ORIGENS DA FILOSOFIA

Por:   •  15/11/2019  •  Artigo  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS[pic 1]

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEOFILO OTONI – MG

CURSO DE DIREITO

Emanoela Gomes Eliote

ÉTICA UNIVERSAL -NACIONALISMO EXTREMO - ORIGENS DA FILOSOFIA

TEÓFILO-OTONI

2019

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS[pic 2]

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEOFILO OTONI – MG

CURSO DE DIREITO

Emanoela Gomes Eliote

ÉTICA UNIVERSAL -NACIONALISMO EXTREMO - ORIGENS DA FILOSOFIA

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Sociologia e Antopologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) como requisito para obtenção de conhecimentos na referida disciplina.

TEÓFILO-OTONI

2019

A Grécia Antiga é considerada o berço da filosofia, lar de grandes nomes como, Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.), Platão (427 a.C. - 347 a.C.) e Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.). Há um consenso em torno da contribuição desses gigantes através de suas ideias influentes até os dias atuais. No entanto, existem correntes que questionam essa ideia acerca do nascimento da filosofia, atribuindo seu surgimento à outros povos ainda mais antigos.

Embora a sistematização da filosofia deu-se por meio dos gregos, há registros de pensamentos antecedentes em diversas áreas do conhecimento em outras regiões, como na China, na Pérsia e no Egito. Por essa razão, filósofos como o senegalês Souleymane Bachir Diagne defendem a tese de que houve uma “limpeza étnica da filosofia”, fruto do colonialismo europeu do século 19, estabelecendo a Europa como o berço da universalidade.  

O filósofo faz uma relação entre a ideia de universalidade, utilizando-se do termo Ética Universal, presença da filosofia em qualquer lugar onde os seres humanos reflitam sobre a existência, e o perigo do nacionalismo radical. A universalidade seria o princípio de uma só humanidade entre os povos e isolamento nacionalista seria um empecilho nesse sentido.

É evidente a participação de diversos atores na construção de um pensamento, no entanto atestar quem é o protagonista ou precursor de uma ideia não é tarefa fácil. Na verdade, o pensamento é resultado de um processo. O ponto principal é que os gregos tiveram ao seu favor a reunião de elementos que favoreceram a construção de uma mentalidade filosófica.

As sociedades gregas formavam suas cidades-estados, as pólis. O novo modelo de organização social foi fundamental para a criação de espaços dedicados ao saber e busca por explicações racionais. A poesia e a religião grega também foram responsáveis pelo desenvolvimento e expansão da filosofia. Através de trocas comerciais as obras foram espalhadas pelas colônias gregas, contribuindo para a disseminação do conhecimento racional.  Todo esse cenário favoreceu a sistematização que remete às origens da filosofia aos gregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com