TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Reflexivas de Pratica de Ensino de Gestão Educacional

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  3.179 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Andréia da Silva Macedo de Araújo

RGM: 21282595

      O documento PNE contém 20 metas e dentre elas escolhi falar sobre as que englobam a educação infantil.

Meta 01: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro  a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, cinqüenta por cento das crianças de até três anos até o final da vigência deste PNE.

      Essa meta em algumas cidades não foi atingida ainda, pois vemos listas de espera enormes e quando as autoridades tentam sanar essas listas vemos creches superlotadas e professores cada vez mais desanimados e incapaz de fazer seu serviço direito.

      A estratégia prevista para o comprometimento desta meta em alguns casos tem falhas.

As avaliações feitas de dois em dois anos tendem a ter um resultado insatisfatório, pois o professor passa por curso de progressão continuada, mas nem sempre tem espaço e condições para trabalhar.

      Precisamos de construção de mais creches e um programa para que os pais tenham consciência de que a creche ou pré-escolas não são depósitos de crianças e que a criança se desenvolve e aprende muito estando na escola.

      A família precisa estar em conjunto com a escola para que todos tenham acesso a creche e que não venhamos a ter crianças na rua, pois o lugar delas é na Instituição.

Meta 04: Universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou super dotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistemas educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializado, públicos ou conveniados.

      Estas é uma meta onde temos muito a que melhorar, pois a inclusão no nosso sistemas de ensino é totalmente errada, onde ao invés de incluímos estamos excluindo esses alunos com deficiência.

     A cada sala que tem um aluno deficiente precisa ter um professor auxiliar para ajudar esse aluno e que seja formado e tenha pós-graduação em educação inclusiva.

O governo precisa oferecer materiais para que esse aluo possa aprender de maneira correta, salas e escolas adaptadas, mais nem sempre é isso que vemos.

      Muitas vezes o aluno é jogado no fundo da sala ficando a mercê do sistema, ou é colocado em “salas de recursos” onde somente tem crianças com dificuldades de aprendizagem deixando o aluno constrangido e dificultando mais aprendizagem deste.

      Precisamos de mais professores capacitados e que gostem do que faz, para que de condições melhores a esses alunos deficientes. Devemos ter materiais para deficientes auditivos e visuais para que eles possam participar da aula tanto quanto os outros alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com