TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê de Geografia

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.089 Palavras (13 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

GEOGRAFIA – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

  1. Quando você frequentava o ensino fundamental, o ensino de Geografia era prazeroso? Justifique.

Não, pois os recursos eram escassos para haver aulas de qualidade. Só serão prazerosas as aulas quando os professores tiverem recursos adequados à realidade dos alunos. Também não havia viagens experimentais nem temas diversificados.

  1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

Limites geográficos, Geográfica politica, Elementos físicos da geografia, Meio Ambiente, Políticas públicas, educação geográfica.

  1. Em sua opinião, quais estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos poderiam ser utilizados para tornar mais prazeroso o ensino da Geografia?

Trazer a discussão geográfica para cada vez mais perto da realidade do aluno. Utilizar-se de recursos variados, tais como, filmes, atividades, viagens experimentais e etc. Inclusive desenvolver projetos de pesquisa, desenvolver projetos de hortas escolares, bem como, compreender as diferentes culturas pela ótica geográfica. Promover dinâmicas de grupos relacionadas ao campo de atuação da geografia. Projeto de maquetes, vídeos, música, desenhos entre outras possibilidades.

  1. Quando surgiram as primeiras ideias geográficas e quais eram seus objetivos?

As ideias geográficas surgiram a partir da necessidade dos sujeitos de se situarem no espaço, desvendando os fenômenos da natureza. Então, desde a pré-história existiam diversos conhecimentos, apesar de serem ainda muito dispersos. Até o século XVIII, não havia uma unidade no conhecimento geográfico. Conhecimento o qual só se c constituí no século XIX.

  1. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

No período do final do século XIX até meados do século XX, o pensamento geográfico tinha como objeto de estudo a influência das condições naturais sobre a humanidade e da natureza na constituição social. Das ideias de Ratzel surgiu a escola determinista, a qual concebia o meio como determinante para o homem. Já o francês Paul Vidal de La Blache, definia o objeto da Geografia como sendo do homem, o produtor da relação entre sociedade e natureza, sob a perspectiva da paisagem.

  1. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista da Geografia Crítica, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

A Geografia Crítica utiliza-se da concepção teórica do marxismo, explicando a organização do espaço através dos modos de produção. Nessa perspectiva, Milton Santos definia o espaço geográfico como sendo um produto, fruto de um processo de relações reais estabelecidos entre sociedade e natureza. Destarte, a sociedade não se constituiu passivamente frente à natureza. Pelo contrário, constitui-se ai um processo dialético entre uma e outra, tanto ao ponto de reproduzir, constantemente relações diferenciadas entre espaço e sociedade, constituídas em momentos históricos específicos. Assim, o espaço se caracteriza como espaço humano, não porque o homem o habita, mas, porque o produz, o transforma.

  1. Quando e onde surgiram as primeiras tendências geográficas no Brasil?

As primeiras tendências da Geografia no Brasil nasceram com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, portanto, com o início do Departamento de Geografia, a partir da década de 1940, a disciplina Geografia passou a ser ensinada por professores licenciados, com forte influência da escola francesa de Vidal de La Blanche.

  1. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente-as em 15 linhas.

As principais diferenças existentes entre as zonas urbana e rural, esta postulado na noção de que a zona urbana se define pelo espaço delineado pelo município. O qual tem espaço específico para construções devidamente regulamentadas, bem como de espaço específico para indústrias, escolas, vias de transito entre outras, além de infraestrutura de calcamento saneamento básico, saúde pública, bem como, iluminação pública. As propriedades urbanas são denominadas de lotes ou terrenos, podendo também comportar chácaras, sendo que todas as construções urbanas precisam estar regulamentadas segundo a legislação municipal. Enquanto que a zona rural é a região do município que fica na periferia do munícipio ou não urbano. Pratica atividades voltadas para a agropecuária ou agroindústria, tanto extrativismo quanto silvícola, sempre praticando conservação ambiental com reservas e florestas demarcando terras indígenas ou quilombolas. Destinando espaços ao lazer e ao turismo rural e/ou ecoturismo, entre outras possibilidades de aplicações. A esta extensão de terra, geralmente são chamadas de chácaras, sítios e/ou fazendas. Suas construções geralmente não estão sujeitas às mesmas regulamentações das casas urbanas. Tem-se ainda a possibilidade de medir a zona rural ou por alqueire ou por hectare.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (373.7 Kb)   docx (139 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com