TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e ocupação profissional

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

1. Assista ao vídeo "O espaço geográfico na perspectiva da fragmentação", disponível na Multimídia deste tópico de estudos, e relacione as consequências daquilo que Santos chama de "globalização perversa" para a população, destacando sua análise especialmente sobre o desemprego e a fome no mundo globalizado.

R: Santos deixava claro em seus pensamentos dizendo que o desemprego era considerado algo normal pela globalização, era simplesmente uma condição sofrida pela sociedade para levar a uma maior globalização do país, e a pobreza sendo tratado como naturalidade, como uma coisa normal, e até mesmo banal, já que a população que passa fome é aquela mais carente, e que muitas vezes se encontra distante da sociedade e da vista dos mais ricos. A fome não é uma questão de produção de alimento e sim de distribuição, no brasil a fome se deve à falta de organização da sociedade. Todo ano que passa todos debaterem o assunto da fome não só no mundo como nas próprias cidades, e no final não levando a nenhuma realização concreta para resolver o problema e a cortar o mal pela raiz dando a população mais carente não só o pão mais a forma de adquiri-lo, não só a comida na boca mais a forma de distribuição de trabalho para conquistar seu dinheiro e sua própria condição financeira para comprá-lo.

Uma cadeia que segue em constância pela acelerada globalização, levando o ser humano a se preocupar menos com o próximo e mais com si próprio. A globalização leva o índice de desemprego, a mudança de mercado, o capital de investimento a mudar rapidamente, deixando assim muitos sem conseguir acompanhar, perdidos em meio a falta de especialidades, experiências, tecnologias, perdendo seu próprio valor para a sociedade, se tornando descartável, e inútil, sendo considerado mais um número nos índices de desemprego, levando com o passar dos dias a falta de condição financeira para ele e sua família, com os meses e a falta de emprego a falta de uma alimentação, a continuação da cadeia, globalização – desemprego – fome – miséria.

2. No início deste tópico, apresentamos as ideias principais sobre como Karl Marx desenvolveu sua teoria para explicar as relações que existem em uma sociedade capitalista. Registre, em 8 a 10 linhas, as principais características dos métodos dialético e materialismo histórico propostos por ele.

R: Karl Marx tem seus estudos influenciados pela pratica política da época, do movimento socialista, suas análises sobre a sociedade capitalista da época foi motivo de muitas repercussões pelas questões levantadas por ele.

Uma das principais foi o Materialismo Histórico, que tratava das relações matérias que os homens desenvolvem para poderem produzir os meios necessários para a sobrevivência, afirmando que a produção material de uma sociedade é determinada pela organização política, intelectual, cultural de cada época, a estrutura social tem influencias direta na base de suas leis, normas, e regulamentos, como também em suas crenças, ideologias, e religiões da época.

Para Marx a base material era formada pelas ferramentas que levam a produzir, e pelas relações entre trabalhador e empreendedor. Essa relação gera conflitos entre os proprietários e os que empenham sua força, e energia para o trabalho, levando a novas relações para produção e uma revolução social.

O movimento Histórico possui uma base material, economia obedece a um movimento dialético, a mudança de produção feudal para a produção capitalista da burguesia.

Marx escreveram "A Ideologia Alemã", em 1845/46; o materialismo histórico é o "fio condutor" de todos os estudos subsequentes. Os conceitos básicos do Materialismo Histórico constituem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com