TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto da Erosão em Nacala-Porto

Por:   •  10/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  3.455 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

A erosão é um dos problemas mais graves de ordem ambiental na atualidade. E segundo BOARDMAN (2009), a erosão acelerada do solo pelas águas é responsável por 56% da degradação das terras no mundo, diante disso, o desafio é entender os processos responsáveis pela erosão reconhecendo que estes fenômenos não são só físicos, mas também socioeconômicos. Assim, Moçambique e o Município de Nacala-Porto em particular não foge desta regra e na sequência destas ideias o presente projecto tem como tema: O Impacto Sócio ambiental da Erosão no Município de Nacala - Porto (2013 - 2015).

A Erosão constitui um elemento de retrocesso do desenvolvimento no Município de Nacala-Porto, contudo é imperioso observar os impactos atinentes em todas as dimensões, (social, ambiental, cultural, económico)

A estrutura deste Projecto compreende cinco (5) capítulos, nomeadamente:

  • Delimitação do tema, (problema, hipóteses, justificativa e objectivos)
  • Metodologia do trabalho onde se destaca o tipo de pesquisa, os métodos de abordagem e as técnicas de colecta de dados;
  • Localização, densidade populacional e a descrição do local em estudo
  • Reserva-se a fundamentação teórica, isto é, apresenta os ideais de diversos autores em relação ao tema.
  • Referências bibliográficas

CAPÍTULO I: TEMA

  1. Tema

Segundo o LAKATOS e MARCONI (1992:102) “É o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada pelo coordenador, da sua curiosidade científica, de desafios encontrados na leitura de outros trabalhos ou da própria teoria”.

Assim, este Projecto tem como tema: O Impacto Sócio ambiental da Erosão no Município de Nacal-Porto (2013 - 2015).

  1. Delimitação do tema

No âmbito espacial, o estudo será levado a cabo no Município de Nacala-Porto, especificamente, entre 2013 a 2013.

  1. Objectivos
  1. Objectivo Geral

Segundo LAKATOS E MARCONI (2003:219) “Está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenómenos e eventos, quer das ideias estudadas. Vincula-se directamente à própria significação da tese proposta pelo projecto”.

Contudo, este projecto tem como objectivo geral:

  • Estudar o impacto sócio ambiental proveniente da Erosão no Município de Nacala-Porto.
  1. Objectivos Específicos

De acordo com LAKATOS e MARCONI (1992:103) “Apresentam carácter mais concreto. Tem função intermediária e instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objectivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares”.

Assim, o presente projecto tem como objectivos específicos:

  • Definir a erosão e o impacto ambiental;
  • Caracterizar a topografia do Município de Nacala-Porto;
  • Identificar os impactos sócio ambientais da erosão no Município de Nacala-Porto.
  1. Justificativa

Segundo (LAKATOS E MARCONI 2003:99),

É o único item do projecto que apresenta respostas à questão por quê? De suma importância, geralmente é o elemento que contribui mais directamente na aceitação da pesquisa pela (s) pessoa (s) ou entidades que vão financiá-la. Consiste numa exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tomam importante a realização da pesquisa”.

O pesquisador é residente do Município de Nacala-Porto a mais de 10 anos. Neste período de estadia em Nacala pode observar um desenvolvimento acelerado a vários níveis, principalmente nos últimos seis anos no, em contrapartida o comprometimento deste desenvolvimento devido a erosão a fustiga neste ponto do país. Este desenvolvimento para alem de acarretar inúmeros aspectos positivos mas também sem descurar dos aspectos negativos que o município está registando em muitas épocas chuvosas, não só.

Com a presente pesquisa pretende-se consciencializar a necessidade da conservação do meio ambiente e a responsabilidade de reflexão de todos actores. A relevância do tema justifica-se ainda por se tratar de um assunto da actualidade, onde a erosão e os demais temas tem merecido grandes debates ao nível internacional, nacional sobretudo no Município de Nacala – Porto.

  1. Problema

Quando as intensas chuvas se abatem sobre a Cidade de Nacala-Porto, provocam sempre enormes prejuízos, com destaque para o agravamento dos crónicos problemas de erosão dos solos facto visível a olho nu, sempre quando chega este momento das chuvas.

De acordo com LAKATOS e MARCONI (1992:103) “A Formulação do problema prende-se ao tema proposto: ela esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa”.

Perante o exposto, foi levantado a seguinte problema: Qual é o Impacto Sócio ambiental da Erosão no Município de Nacal-Porto?

  1. Hipóteses

Segundo FERRER (2012): “As hipóteses podem ser interpretadas como possíveis soluções para o problema levantado, o que não significa que sua veracidade deverá ser constatada ao final da investigação, pois novos dados poderão surgir durante o desenvolvimento do tema”.

Assim sendo, em jeito de solucionar a preocupação acima apresentada, propõe-se as seguintes hipóteses:

  • A erosão contribui negativamente para o desenvolvimento sócio económico e ambiental do Município de Nacala-Porto;
  • As fortes precipitações pluviométricas são as causas da erosão eterna em Nacala.
  • Eficiência no sistema de drenagem de águas pluviais poderá reduzir os impactos da erosão no município de Nacala-Porto.

CAPÍTULO II: METODOLOGIAS DE PESQUISA

  1. Metodologia 

Trata-se de procedimentos a serem seguidos na realização de uma pesquisa. Trata-se também de uma explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exacta de toda acção desenvolvida no método de trabalho de pesquisa e pode ser entendida como caminhos pelos quais o pesquisador irá usar para o alcance dos objectivos traçados.

Neste item, apresentar-se-ão as metodologias que irão ser usadas na recolha, análise e interpretação dos dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (210.9 Kb)   docx (113.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com