TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mananciais Estratégicos

Por:   •  12/4/2019  •  Resenha  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Com a mudança dos tempos e evolução das linhas de produção, a palavra que define o que o mercado tem exigido das empresas é adaptação. É preciso buscar estratégias para se manter emergente, entender as necessidades dos clientes e agir de forma eficaz na tomada de decisões, como acatar ou não à uma mudança de processo interno, ou de forma mais generalista, na definição do volume de produção. Pensando nisso, busca-se através desse estudo, principalmente, oferecer mudanças significativas para a empresa analisada.

A Kalimo Têxtil é uma empresa de tecidos que atua no mercado desde 1982, sendo uma das maiores do ramo atendendo aos mercados nacional e de exportação. Porém, com o passar dos anos e a manutenção de seus gestores desde a fundação da empresa criaram-se vícios de processo que é refletido na aplicação de tecnologias ultrapassadas e procedimentos ineficazes diante a demanda atual. Tais vícios geram resistência às mudanças e trazem dificuldades em se enxergar deficiências produtivas. Isso contribui com notáveis perdas para a organização, com os resultados de rentabilidade constamente em queda nos últimos anos e alto índice de retrabalho que trazem prejuízos imensos com a perda de matéria prima.

Dessa forma, ignorando as questões de mercado e focando apenas no processual, espera-se entender as circunstâncias atuais e através de modelos digitais, encontrar o cenário ideal com intuito de eliminar os prejuízos e elevar os indicadores financeiros. O objetivo desse estudo é oferecer uma proposta de melhorias através de técnicas de programação linear, esperando como resultado a obtenção uma melhora significativa no processo e aumento na lucratividade ao comparar os dados e modelar.

INTRODUÇÃO

A utilização de métodos matemáticos nos processos da produção, alicerçam e fundamentam a tomada de decisão, na qual podem levar a empresa à redução de perdas, melhorias no sistema de produção e na qualidade. Isso impacta na observação de soluções potenciais com maior agilidade nos processos envolvidos. Com isso, provoca um ambiente diferenciado e competitivo para a organização, que nos moldes atuais de concorrência se mostra imprescindível para a manutenção de qualquer negócio.

Este trabalho está sendo baseado em uma indústria têxtil de grande porte, na qual possui o propósito de utilizar a pesquisa operacional (PO), através da Programação Linear, para propor um modelo de otimização nos processos produtivos da empresa, agregando maior produtividade e concorrência no mercado. A ideia de efetuar este trabalho nasceu durante uma rápida observação dos moldes antigos da empresa, que desde de 1989 possui os mesmos métodos e ferramentas que atualmente são ultrapassadas e afetam de forma negativa a produtividade, o tempo de operação e principalmente a lucratividade. Foi pensando nisso, que a partir da coleta dos dados provenientes da produção têxtil, observou-se a ociosidade e a baixa lucratividade em relação a estrutura produtiva e a mão de obra disponível para a demanda atual. Com o objetivo de demonstrar que a aplicação de métodos de pesquisa operacional possibilita a análise e resultados através de variáveis e restrições de problemas reais, é de se presumir que soluções significativas à restruturação econômica e produtiva da empresa Kalimo Têxtil podem ser encontradas mediante modelos expressivamente matemáticos demonstrando conclusões para tomadas de decisões de curto e longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com