TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Ensino de Geografia

Por:   •  2/9/2019  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

FANTIN. M.E; TAUSCHECK.N.M. METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA.Curitiba:Ipbex, 2005.

No primeiro capítulo do livro elas relatam o motivo da elaboração desse trabalho através das perguntas que compreendem o título do primeiro capítulo do livro que é as seguintes perguntas: O que é Geografia? O que estuda? Qual a importância teórica e política deste saber? Como tentativa de refletir sobre essa ciência e seu objeto de estudo. Aborda que apesar de parecerem fáceis as perguntas acimas estas não terão uma unanimidade de respostas se perguntadas a um mesmo que pequeno grupo de pessoas. Um ponto interessante deste capítulo é a importância do educador/professor ter clara concepção a respeito desta ciência, como você ensinará aos seus alunos se você docente tem dúvidas sobre o papel desta disciplina.

Conceitua a geografia como estudo do espaço geográfico, em qualquer escala seja ela local, regional nacional ou global e numa perspectiva relacional, cita Milton Santos ao dizer que o espaço geográfico é composto de materialidade e de relações sociais, políticas, econômicas, culturais, ou seja, dessa forma não se pode mais pensar na geografia apenas como uma ciência de localização e da descrição dos fenômenos e sim na ciência que investiga a ação humana e suas relações complexas com a natureza.

Foca ainda neste primeiro capítulo na importância teórica e política do ensino da Geografia. Relata a importância do aluno se apropriar do instrumental teórico da geografia para que ele consiga fazer a leitura do espaço geográfico, relata que os objetivos, conteúdos e metodologias são indissociáveis, interdependentes e determinam em suas relações com a orientação política do ensino da Geografia.

Dependendo das relações estabelecidas entre objetivos, conteúdos e metodologia de ensino, a prática docente pode resultar em um aluno capaz de ler e compreender o espaço geográfico ou em um aluno que acredita que a geografia é “decoreba” e sem significado.

No segundo capítulo cujo título é As abordagens Teórico- Metodológicas da Geografia e os interesses Políticos- Breve Histórico aborda a questão da escola e do currículo serem forças disciplinares para modelar o homem de acordo com a sociedade de sua época. A Geografia é um ciência bastante jovem , sendo o século XX o cenário dos primeiros passos à maturidade tanto na academia quanto na escola, porém aborda também que isso não quer dizer que o saber geográfico seja recente, pelo contrário o que conhecemos hoje como geografia foi o conhecimento que mapeou todo o planeta.

Ainda no segundo capítulo ele se subdivide em dois tópicos um que aborda a geografia clássica e outro que aborda o Movimento da Renovação da Geografia. No que tange sobre a Geografia Clássica as autoras abordam Andrade que diz que a Geografia Clássica inicia-se no final do século XIX e vai até meados do século XX, sendo essa Geografia caracterizada pela oposição ao racionalismo em favor do empirismo com o enfoque regional dos estudos geográficos, é também neste período que se formam os primeiros cursos superiores para formar professores de Geografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com