TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Milton Santos - Por uma outra globalização

Por:   •  30/5/2019  •  Dissertação  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Milton Santos - Por uma outra globalização

"O mundo global visto do lado de cá", é um documentário produzido e estreado em 2002, do cineastra brasileiro, Silvio Tendler. Conta sobre as consequências causada pela globalização, analisando, principalmente, o período de descobertas e explorações e, a globalização econômica, que nada mais é que, a expansão do capitalismo, através dos olhos de Milton Santos, um geógrafo.

No primeiro instante, o documentário faz uma comparação entre a globalização e a colonização, que apesar de terem sido em épocas diferentes, ambas tinham os mesmos objetivos: dominar, explorar, comercializar e por fim, expandir um território que já era habitado por outras pessoas; o que causou milhões de mortes, fazendo com que várias culturas e povos fossem extintos. Com o término da Guerra Fria, iniciou-se o processo de globalização e com ele, a disputa para conquistar o mercado mundial. Milton diz: "deve se considerar a existência de pelo menos três mundos em um só: o primeiro seria a globalização. o segundo, o mundo como ele é. E o terceiro, o mundo como ele pode ser", ou seja, ele quis dizer que a globalização é vista com olhos diferentes por cada classe social. O planeta é dividido em duas partes: Norte e Sul, onde na parte superior, estão localizados os países desenvolvidos e na parte inferior, os países subdesenvolvidos e países de terceiro mundo, no qual é quase imperceptível o seu desenvolvimento.

Logo após, é mostrado o CONSENSO DE WASHIGTON, que foi um encontro na capital dos Estados Unidos, que propôs várias recomendações, para que a América Latina conseguisse atingir o desenvolvimento e ampliasse o liberalismo. Uma das recomendações foi que os impostos e juros deveriam ser aumentados, o que gerou consequência em boa parte dos países, começando pelo Equador; a troca de sua moeda por dólar provocou a diminuição da atividade econômica do país, fazendo com que a população ficasse contra o governo. Na Bolívia, a água foi privada, já que havia uma escassez enorme, foi feito uma lei que a exploração da água era um direito privado e, mais uma vez, a população virou-se contra o Estado, gerando a privatização. Já na Argentina, a abertura do mercado quebrou a economia do país, onde muitos trabalhadores viraram catadores de lixo, fábricas faliram e, principalmente, a classe média perdeu suas economias com o enfraquecimento da moeda. Por fim, o nosso Brasil, mais uma vez a privatização gerou revolta nas pessoas, dessa vez, foi a privatização estatais, que são empresas do Estado criadas para o interesse público.

Voltando à comparação entre a globalização e colonização, os dois têm em comum o fato de que eles dividem o trabalho de forma desigual, além disso, explora o máximo que pode para se beneficiar de algum modo da pobreza ali presente. A globalização têm o seu lado bom, ela permite a circulação da moeda e dos produtos, porém, tem o seu lado sombrio; proibindo a circulação dos indivíduos. Os países bem desenvolvidos, como Europa e Estados Unidos, são destino para os imigrantes, onde eles viajam de forma clandestina, tendo um altíssimo índice de morte durante esse tráfego.

Em relação ao capitalismo, Milton nos mostra a realidade desse sistema, onde é criado a divisões de classes, cujas pessoas são divididas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com