TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino - Observação e Projeto

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Ana Paula de Souza  - RA: 1655701

Polo Marquês

2016

RELATO DE OBSERVAÇÃO

1 - Localização: O relato de observação foi feito a partir da minha residência, localizada na Rua 22 de Agosto, 445 - Vila Bela Vista - São Paulo/ Capital.

2 - Ambientes educativos escolares encontrados:

        2.1 - Escola Estadual de Primeiro Grau Professor Alfredo Gomes

        Localizada na Rua Maria de São José Cunha, número 108, em Vila Bela Vista, Distrito de Cachoeirinha, Zona Norte de São Paulo - Capital, a escola de Primeiro Grau antes denominada "Escola Estadual de Primeiro Grau de Vila Dionízia", recebeu a atual denominação em 1979, sob a Lei Ordinária 2.017, de 22 de Junho do mesmo ano, no governo do então Governador do Estado de São Paulo, Paulo Salim Maluf.

        A instituição é antiga no bairro e é considerada uma escola com educação de qualidade, principalmente por se preocupar com o desenvolvimento do aluno incluindo-o nos diversos eventos que ela elabora ao longo do ano letivo.

        2.2 - Colégio Tecla

        Criado em 1993, o Jardim Escola Bem-Me-Quer, foi inaugurado na Rua Augusto Gil, Zona Norte de São Paulo,  com apenas quatro salas de aula e sem muitos recursos. O intuito era oferecer a oportunidade para as crianças da bairro cursarem a pré-escola com qualidade de ensino através de um preço acessível. No ano 2000, com a inclusão do Ensino Fundamental, o Jardim Escola Bem-Me-Quer passou a denominar-se Colégio Tecla. Gradativamente, o colégio foi se consolidando como uma instituição séria de ensino, ganhando o respeito da comunidade, ampliando o seu número de alunos e, conseqüentemente os cursos oferecidos. Hoje, a instituição possui 23 anos de existência e conta com cursos desde o Mini-Maternal (para crianças a partir de 1 ano e 8 meses) até o Ensino Médio, além de oferecer os serviços de cantina, uniformes, seguro educacional, sistema de catracas e natação.

3 - Ambientes educativos não escolares encontrados

        3.1 - Fábrica de Culturas (Vila Nova Cachoeirinha)

        Situada na Rua Franklin do Amaral, número 1281, a unidade é mais um resultado de um contrato firmado entre o governo do Estado de São Paulo, a Secretaria do Estado da Cultura         e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, com o objetivo de integração e cultura entre os alunos.

        A unidade da Vila Nova Cachoeirinha tem excelente estrutura para oferecer cursos de diversas linguagens artísticas às crianças e adolescentes da região. O prédio tem salas de aula equipadas para cada modalidade de curso oferecido - música, dança, teatro, circo, multimeios, artes visuais -, uma biblioteca com computadores conectados à internet e acervo inicial de 2.000 livros, além de uma sala de múltiplo uso, que pode ser utilizada tanto para atividades pedagógicas como para apresentações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com