TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro sintese sobre vegetação ro rio grande do sul

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 3

          [pic 1]              CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

                                                            ÁREA DE CIÊNCAIS HUMANAS

                                                            CURSO DE GEOGRAFIA

QUADRO SÍNTESE ILUSTRADO

“COBERTURA VEGETAL DO RIO GRANDE DO SUL”

Vegetação

Características gerais

[pic 2] 

Fonte: google

A vegetação campestre: ocupa metade do território do RS, sendo chamada de campos ou pradarias, associada a solos raros e adaptada ao vento frio minuano. “Visto de grande altura, o Rio Grande se apresenta como uma área campestre, rendilhada e entrecortada de galerias de mato. ” (RAMBO, 1956, p.408).

Também nessa região destacam se algumas espécies arbóreas como a timbuava, o umbu, a figueira e os ipês que aparecem nos capões. A campanha gaúcha tem essa formação como característica, mas há também, os campos de cima da serra, de planalto ou de altitude. Sendo característicos de solos vulcânicos, sendo entremeados por matas, sendo assim classificados como campos sujos, com alterações devido ação do homem. 

 [pic 3] 

Fonte: google

As formações florestais do Rio Grande do Sul Conforme Moreira; Costa (1986), tem predominância de arvores de pequeno e médio porte dividindo se em:

a) Floresta subtropical latifoliada ou mata subtropical: são espécies de grande valor econômico, sendo que grande parte de sua área de abrangência foi desmatada pela ação antrópica (desde o período colonial). A Mata Atlântica estende-se pela região costeira atlântica de vários Estados brasileiros, adentrando para o interior das unidades federativas na região sudeste e sul do país, ocupando uma área correspondente a 13,04% do território brasileiro. (IBF, 2009).

[pic 4]

Fonte: google

b) Floresta subtropical ou Araucárias, ou Mata dos Pinhais: Nas últimas décadas ocorreu um grande desmatamento, restando poucas áreas onde podemos encontra lá. Entre suas características destaca se a presença do pinheiro do Paraná que é uma vegetação aciculifoliada. Conforme (Moreira, Costa,1982, p.53), apresenta “dois estratos arbóreos bem distintos: um superior, onde dormia os pinheiros (Araucária angustifólia) de folhas pontiagudas e rijas (aciculifoliada) e outro inferior, das espécies inferiores (...) como a erva mate”.

[pic 5]

Fonte: google

Vegetação complexa litorânea: A vegetação litorânea caracteriza se por ser halófila, isto é, adaptada presença de umidade e salinidade. Esse tipo de vegetação é encontrado ao longo da costa atlântica.  Segundo (Moreira, Costa, 1982, p.57), no estado RS, a larga faixa costeira vem “alterando as dunas arenosas, as lagoas, charcos, campos e pequenos capões de arvores baixas é uma das maiores áreas classificadas como de vegetação complexa litorânea no Brasil, superada apenas pelo litoral dos lenções maranhenses”.

Registros especiais: 

Segundo   Rambo (1956), as formações vegetais do Estado, podem ser divididas em duas categorias básicas: florestal e campestre. Estas formações estão dispersas pelo território, ocorrendo em proporções equilibradas em algumas áreas e prevalecendo uma sobre a outra em outros locais

Mapa das unidades de vegetação do RS

[pic 6]

FONTE: http://www.infoescola.com/mapas/mapa-da-vegetacao-do-rio-grande-do-sul/

Referências:

IBF – Instituto Brasileiro de Florestas. Bioma Mata Atlântica. Londrina, 27 nov. 2009. Disponível em: . Acesso em: 19 setembro. 2015.

MOREIRA, Igor; COSTA Rogério Hasbaert da. Sociedade e Espaço do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1982.

RAMBO, B. A fisionomia do Rio Grande do Sul: ensino de monografia natural.2.ed. Porto Alegre: Livraria Selbach, 1956.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (374.7 Kb)   docx (268.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com