TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM TEATRAL NO CONTEXTO DE IMPERATRIZ

Por:   •  4/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.056 Palavras (17 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 17

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA - CAMPUS IMPERATRIZ

EDIFICAÇÕES

AMANDA CHRISTINA DA SILVA DUARTE

GABRIEL SOUSA OLIVEIRA SILVA

GUILHERME SILVA DE SOUSA

ÍCARO RODRIGO SILVA CASTRO

JAMILLE LEANDRA LIMA SILVA

MARCYELLEN PEREIRA DE SOUZA

A ABORDAGEM TEATRAL NO CONTEXTO DE IMPERATRIZ:

A historicidade e influência do teatro moderno na sociedade imperatrizense.

IMPERATRIZ - MA

2017

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA - CAMPUS IMPERATRIZ

EDIFICAÇÕES

AMANDA CHRISTINA DA SILVA DUARTE

GABRIEL SOUSA OLIVEIRA SILVA

GUILHERME SILVA DE SOUSA

ÍCARO RODRIGO SILVA CASTRO

JAMILLE LEANDRA LIMA SILVA

MARCYELLEN PEREIRA DE SOUZA

A ABORDAGEM TEATRAL NO CONTEXTO DE IMPERATRIZ:

A historicidade e influência do teatro moderno na sociedade imperatrizense.

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Metodologia Científica da Pesquisa ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, ministrada pela professora Kllaricy Oliveira de Almeida.

Orientador(a): Profª Mestre Kllaricy Oliveira de Almeida

IMPERATRIZ - MA

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO  3

        1.1 Teatro no Mundo  4

        1.2 Teatro no Brasil  4

        1.3 Teatro na ditadura militar brasileira  5

        1.4 Teatro no Maranhão  5

        1.5 Teatro em Imperatriz 6

  1. JUSTIFICATIVA  8
  2. OBJETIVOS  9
  3. REFERENCIAL TEÓRICO 10
  4. METODOLOGIA  12
  5. CRONOGRAMA  13
  6. REFERÊNCIAS  14

1.   INTRODUÇÃO

        É de fundamental importância o teatro na vivência e formação cultural do indivíduo, pois o mesmo proporciona conhecimento, informação, troca de experiências, de modo que tudo isso seja adquirido de forma prazerosa e bem divertida, ou seja, a pessoa aprende brincando com a arte. Com base nisso, é indiscutível dizer que o teatro, assim como as outras formas de manifestações artísticas, deve fazer parte da vida do ser humano, já que este é tão importante para seu desenvolvimento do mesmo.

        Todavia a maior parte das pessoas não dá o valor, nem ao teatro, e nem a qualquer outro tipo de movimento cultural, deixando de lado a oportunidade de aprender e adquirir conhecimento.

Uma pesquisa realizada pela Ipea no final de 2010, mostra que: “Metade dos brasileiros nunca foi a cinema, teatro ou museu.” [...] Não é questão de tempo, poder aquisitivo, consumismo. É questão de ter um pouco de esforço e pensamento próprio. Não há como negar, o brasileiro é acomodado em relação ao conhecimento. Algumas dificuldades podem até serem explicadas, mas não são desculpas para estagnar o seu desenvolvimento como pessoa, cidadão. Não são desculpas para você esquecer a literatura, a música boa, o seu conhecimento. (VITOR, 2013) [1]

         O teatro se resume em alguém fazendo algo, e outro assistindo, quando nossos antepassados começaram a utilizar seu corpo para transmitir uma ideia ou um sentimento, representando algo que até eles mesmos desconheciam, para passar uma mensagem a outra pessoa eles começaram a fazer teatro. Com o decorrer dos séculos, as formas de expressões artísticas desenvolveram-se de forma a ramificar-se em música, teatro, literatura, etc.

        A forma artística teatral, assim como as outras formas, traz contribuições diversas para todo o contexto social onde ele (teatro) estiver inserido. 

O Teatro é a base daquilo que nós chamamos de sociedade; pois a sociedade se baseia na interação entre os seres de uma região. Sem Teatro não teríamos cidades, linguagem falada, nem história para contar. Possivelmente não teríamos evoluído. O Teatro surge junto com a Humanidade!  (VENTURA, 2015). [2]

        Apresentaremos a seguir, o surgimento do teatro no mundo, e logo após sua chegada no Brasil, incluindo o período deste na ditadura, em seguida sua vinda ao Maranhão, até privilegiar-nos nossa cidade, a qual possui majestade até no nome.

  1. Teatro no Mundo:                                                                 

        Existem formas primitivas de teatro desde os primórdios da humanidade, porém diferentemente das manifestações teatrais existente atualmente, o teatro primitivo era desenvolvido em forma de rituais religiosos de adoração aos deuses.

        As primeiras expressões artísticas surgiram no período paleolítico, onde os primeiros hominídeos escreviam nas rochas das cavernas (escrita rupestre), para comunicação, contagem e dedução.

        Crê-se que as primeiras manifestações cênicas tenham surgido entre os povos primitivos como parte de rituais e práticas religiosas que continham elementos teatrais como a dança e as representações cênicas, onde os personagens usavam máscaras que representavam seus deuses. De modo que podemos considerar o teatro como uma das mais antigas formas de arte.

        As informações mais completas e detalhadas revelam que o teatro surgiu na Grécia Antiga, mais precisamente no século IV A.C. em consequência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus da alegria, do vinho, do entusiasmo e da fertilidade. 

        Do ponto de vista da evolução cultural, uma diferença significativa entre as formas de teatro primitivas e as mais avançadas são os acessórios cênicos à disposição do ator para expressar sua mensagem.

        1.2 Teatro no Brasil:

        O teatro surgiu no Brasil no século XVI, na forma de propaganda política-religiosa. O padre José De Anchieta foi o precursor dessa forma teatral no Brasil, visava à catequese dos indígenas e manutenção das diretrizes jesuítas no processo colonizador português. Havia muitas sátiras da igreja católica com relação aos seus inimigos através do teatro e esses atos mantiveram-se fiéis a tradição religiosa medieval, e incluía diversos elementos populares associados a costumes e maneiras indígenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (218.8 Kb)   docx (84.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com